A produção de petróleo no país em setembro deste ano cresceu 12,6% na comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com dados divulgados hoje (4) pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), foram produzidos 2,36 milhões de barris de óleo por dia em setembro, volume também superior (1,4%) a agosto deste ano.
A média diária da produção da camada pré-sal ficou em 533,3 mil barris de petróleo. O óleo foi produzido a partir de 35 poços nos campos de Lula, Jubarte, Sapinhoá, Baleia Azul, Baleia Franca e Barracuda, entre outros.
Já a produção média diária de gás natural no país chegou a 88,9 milhões de metros cúbicos, dos quais 18,3 milhões vieram da camada pré-sal. Houve um aumento de 13,8% em relação a setembro de 2013 e uma queda de 2,2% na comparação com agosto. O aproveitamento do gás extraído ficou em 95,6%, o que significa que 4 milhões de metros cúbicos foram queimados e lançados na atmosfera sem transformar-se em energia.
O campeão de produção de petróleo foi o Campo de Roncador, na Bacia de Campos, com uma média diária de 299 mil barris por dia. Já o Campo de Lula, na Bacia de Santos, foi o maior produtor de gás natural: 8 milhões de metros cúbicos diários. A Petrobras respondeu por 91,5% da produção nacional de petróleo e gás. (AB)
Por: Da Redação