Brasil

Porto nas Filipinas recebe pela primeira vez em outubro o maior mineraleiro do mundo

 

Um navio Valemax chegará ao Porto de Villanueva, em Mindanao, nas Filipinas, pela primeira vez em outubro. O maior mineraleiro do mundo, com capacidade para transportar até 400 mil toneladas de minério de ferro e que permite a redução em 35% na emissão de carbono por tonelada de minério transportada, será carregado em setembro no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, no Maranhão, e levará carga à siderúrgica japonesa JFE Steel, em Mindanao. A JFE é um dos maiores clientes da Vale.

Esta será a primeira viagem do navio batizado de Vale Minas Gerais, 14º da série Valemax que foi entregue à Vale.

Os Valemax fazem parte da estratégia da Vale para reduzir a distância entre o Brasil e a Ásia, principal mercado consumidor de minério de ferro. Com o objetivo de maximizar a eficiência de suas operações e atender à demanda global, a Vale desenvolveu várias iniciativas para obter economias de escala. Os navios fazem parte da solução logística entre os terminais marítimos da empresa no Brasil e os clientes europeus e asiáticos. Os navios mineraleiros têm alto padrão de segurança e contribuem significativamente para reduzir as emissões de carbono no transporte de minério de ferro assim como para a redução do custo de transporte transoceânico do minério para as empresas siderúrgicas.

Até agora, os Valemax atracam nos portos de Tubarão e Ponta da Madeira (Brasil), Taranto (Itália), Roterdã (Holanda), Sohar (Omã) e Oita (Japão), além de também atracarem na estação flutuante de transferência de minério em Subic Bay, nas Filipinas. O porto em Mindanao, portanto, se torna um novo destino portuário na região. Ao final de 2013, serão 35 navios com capacidade de 400 mil toneladas disponíveis para realizar o transporte de minério de ferro – 19 próprios e 16 afretados pela Vale em contratos de longo prazo.

 

Por: Da Redação