A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (25) uma operação de combate ao tráfico internacional de entorpecentes em Mato Grosso e mais dez estados. A Operação Mahyah foi iniciada há cerca de dez meses já prendeu 18 pessoas e apreendeu mais de 230 quilos de pasta base de cocaína, R$ 40 mil em espécie e vários automóveis.
As investigações de crimes de tráfico interestadual de drogas e sua associação tinham como foco inicial a cidade de Porto Esperidião (MT) – onde mora o principal investigado, cujo nome ainda não foi informado pela PF – e em Minas Gerais, onde estava seu principal contato.
Neste momento, os policiais estão cumprindo 49 mandados de prisão preventiva em 39 localidades nos estados de Goiás, do Tocantins, Pará, de Minas Gerais, São Paulo, da Bahia, do Maranhão, de Alagoas, do Rio Grande do Norte e Piauí, além de Mato Grosso.
Só em Mato Grosso, serão cumpridos 28 mandados de prisão e 32 mandados de busca e apreensão nos municípios de Cáceres, Porto Esperidião, Cuiabá, Várzea Grande, Barra do Garças, Mirassol D’Oeste, Lambari D’Oeste, Glória D’Oeste, Curvelândia, Araputanga e São José dos Quatro Marcos.
A operação abrangerá, também, os municípios de Paraíso do Tocantins (TO), Ipatinga (MG), Tarumirim (MG), Belo Horizonte (MG), Luziânia (GO), Caldas Novas (GO), Maceió (AL), São Luiz (MA), Marabá (PA), Teresina (PI), Luiz Eduardo Magalhães (BA), Natal (RN) e Jales (SP).
De acordo com a PF, alguns dos indiciados já estão presos.
A expressão Mahyah existe tanto no dialeto siciliano quanto na língua árabe. No primeiro, significa máfia, no segundo, quer dizer audacioso. (AB)
Por: Da Redação