Ícone do site Pérola News

Gols no fim incendeiam a rodada final de clássicos do Brasileirão

Se existia algum temor em relação a uma rodada final “sem graça” no Campeonato Brasileiro, ele deixou de existir depois de um domingo emocionante. Dos dez jogos disputados esta tarde, cinco tiveram seus resultados definidos com gols marcados marcados após os 35 minutos do segundo tempo. E, assim, mantiveram em aberto tanto o topo da tabela, com Corinthians e Vasco disputando o título, como a parte de baixo, com Cruzeiro, Ceará e Atlético-PR ainda correndo risco de rebaixamento.

Os resultados confirmaram a possibilidade levantada pelo iG na última sexta-feira de que o Brasileirão 2011 poderia ter a rodada final mais emocionante desde a implantação do sistema por pontos corridos. Com a combinação de resultados, todos os jogos da 38ª rodada terão pelo menos um time precisando vencer para alcançar algum objetivo.

Na briga pelo título, o Corinthians chegou a ter momentos de campeão após a vitória sobre o Figueirense, enquanto esperava o final do clássico carioca entre Fluminense e Vasco. Contudo, um gol de Bernardo aos 45 minutos do segundo tempo deu a vitória aos vascaínos e manteve a equipe de São Januário ainda viva na disputa pelo campeonato. Ao Flu restou a alegria de, mesmo derrotado, garantir matematicamente uma vaga na Libertadores.

Libertadores que, aliás, é o objetivo ainda vislumbrado pelo maior número de times. Atualmente, as duas últimas vagas estão nas mãos de Flamengo e Coritiba, mas Internacional, Figueirense, São Paulo e Botafogo também ainda têm possibilidades matemáticas de se classificarem para a competição continental. Nessa zona da tabela, o grande beneficiado na rodada foi o time paranaense, que subiu para o quinto lugar graças a um gol aos 39 minutos do segundo tempo contra o Avaí.

Na zona da Copa Sul-Americana, o resultado que mudou nos minutos finais foi entre Grêmio e Atlético-GO. Os gaúchos venciam até os 39 minutos, quando os goianos empataram com Anderson. Mesmo assim, o Grêmio confirmou sua classificação ao torneio e o Atlético-GO ficou muito perto de também confirmar a vaga.

Por fim, a zona de rebaixamento. Em determinado momento da rodada, o Cruzeiro estava se livrando do risco de cair, enquanto Atlético-PR e Ceará estavam matematicamente na Segundona. Porém, o empate dos cearenses contra os mineiros com um gol aos 37 minutos do segundo tempo manteve a situação indefinida. O Atlético-PR, por sua vez, estava subindo para a 17ª posição com os mesmos 40 pontos do Cruzeiro, mas perdeu para o América-MG com um gol aos 35 minutos e, com isso, é o maior “favorito” a disputar a Série B em 2012. (IG)

Por: Da Redação

Sair da versão mobile