Brasil

Cielo supera desconfiança e é campeão mundial dos 50m borboleta

 

Depois da desconfiança, a glória: Cesar Cielo é o campeão mundial dos 50m borboleta. Mais rápido nas duas baterias eliminatórias em Xangai, o brasileiro foi o mais veloz também na final e completou a prova em 23s10, o melhor tempo do ano. Esta é sua terceira medalha de ouro em Mundiais de Esportes Aquáticos. Os australianos Matthew Targett, com 23s28, e Geoff Huegill, 23s35, completaram o pódio.

Assim que viu o resultado, veio o desabafo. Ainda na piscina, Cielo chorou copiosamente. Um enorme peso visivelmente acabara de sair de suas costas após semanas convivendo com comentários e críticas sobre seu caso de doping, além da incerteza se disputaria o próprio Mundial. Convenceu a CAS (Corte Arbitral do Esporte) de sua inocência em julgamento na última quarta-feira e agora deu a resposta como melhor sabe: nadando.

O resultado do brasileiro nesta final supera seus tempos das eliminatórias. Na primeira fase, Cielo marcou 23s26. Na semifinal, 23s19. Nas duas baterias ele já havia avançado na primeira colocação, o que lhe rendeu um espaço na cobiçada raia quatro. Maior rival nesta prova, o francês Frederick Bousquet decepcionou: nadou na raia oito e ficou apenas com a quarta posição.

Este é a terceira medalha de ouro de Cielo em Mundiais de Esportes Aquáticos, realizado em piscinas olímpicas. Em Roma, há dois anos, o maior nadador da história brasileira foi campeão nos 50m e 100m livres, conquistas que ainda defenderá em Xangai. Ele soma mais cinco medalhas (duas de ouro) em Mundiais de piscina curta. (IG)

 

Por: Da Redação