Artigos

Escola, Cidadania e Integração Humana

Rachel Vasconcelos

 

1 Coríntios Cap. 2 V.9 – Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.
Cap. 4 V.10 – Nós somos loucos por Amor de CRISTO!!!

A escola é fundamental para integrar o cidadão independente de raça, cor, religião e suas diferenças peculiares. Por isso através da educação tornemos pessoas mais conscientes nos aspectos socioeconômico e cultural, capazes, de construirmos uma sociedade igualitária.

O conhecimento torna o cidadão apto para exercer seus direitos e deveres na sociedade. As práticas pedagógicas temajudado muitos professores a ministrar suas aulas com metodologias inovadoras.

É de suma importância a interação entre escola e família. Diante do processo pedagógico para que essa venha participar da vida escolar dos alunos.

Acreditamos que o trabalho articulado entre escola e comunidade fundamenta-se na importância de projetos pedagógicos desenvolvidos a partir da problematização da realidade dos discentes, favorecendo a construção de significados e da consciência crítica por parte dos mesmos.

Com o intuito de um objetivo comum, no ensino e aprendizagem e ajudando na construção do projeto político pedagógico.

Dessa forma, atividades para interação são necessárias e devem ser oferecidas pelas instituições de ensino, pois contribuem para esclarecer dúvidas, interagir com os pais e unir os laços entre escola e famílias; entrelaçando experiências que conclamam construções de vidas para o desenvolvimento protagonista de uma sociedade eficiente no exercícios da cidadania e na desenvoltura do educando e do professor, este condutor de conquistas transdimensional.

 

Por: Rachel Vasconcelos
Professora e escritora