Auto-educar-se é importantíssimo para sua própria realização.
A educação é função primordial de todas as instituições de ensino. Ela cresce consideravelmente e oportuniza amplitude de conhecimento a todos os cidadãos dentro ou fora das faixas etárias. Por isso, tornou-se necessidade básica para o desenvolvimento pessoal, profissional e social.
A educação para a cidadania pressupõe cidadãos mais informados e conscientes acerca dos problemas da sociedade, tais como as desigualdades, a exclusão social e a pobreza, contribuindo seguramente para o estabelecimento de um desenvolvimento mais justo.
Principalmente no que diz respeito aos conhecimentos e desenvolvimentos em áreas tecnológicas, científicas visando contribuir para a formação de pessoas responsáveis, autônomas, solidárias, que exercem os seus direitos e deveres com cidadania plena.
Disciplina, respeito, cidadania, valores cívicos, cumprimento de deveres, são pilares essenciais para uma nova filosofia de vida.
Estamos vivendo um momento único e privilegiado da história, pois, há grandes mudanças no plano coletivo e individual que passam por grandes revoluções.
Assim, é preciso ter atitude aberta, querer estudar, questionar, relacionar com os nossos semelhantes, conviver harmoniosamente com o outro para formar sociedade empática, pacífica e solidaria.
Por: Rachel Vasconcelos
Professora e escritora