Ladário

Moradores do PA 72 aprendem técnicas do manejo correto da água

 

O curso de manejo da água do assentamento faz parte das ações previstas no projeto da Secretaria de Saúde em transformar a água das cisternas  em água potável e ideal para o consumo humano.

A Vigilância Sanitária, Sanesul, Embrapa Pantanal, bem como a Agraer estiveram presentes nesta quinta-feira, 20 de novembro no Centro Múltiplo de Atendimento do PA 72 para participar da ação que teve como propósito orientar os mais de 40 moradores presentes sobre o bom uso da água arrecada tanto por meio da chuva quanto pelo abastecimento de caminhões pipas.

O técnico da Vigilância Sanitária, Jamil Urt explicou aos presentes como transformar a água imprópria em apropriada para o consumo, “Essa receita serve só para agua da chuva e da deixada nas cisternas pelo caminhão pipa. O Hipoclorito de Cálcio serve para reservatórios maiores e é aconselhável que o processo de limpeza da água seja realizado à noite, para que no dia seguinte a água já esteja pronta para o consumo”, disse enfatizando ainda que para quantidades menores de água, o Hipoclorito de Sódio é o mais indicado”. Na oportunidade a equipe da Secretaria de Saúde disponibilizou a todos os materiais necessários para a realização do tratamento da água.

A Embrapa Pantanal levou ao evento através da Doutora Márcia Divina de Oliveira, os resultados de uma pesquisa realizada em 2013 de agosto a novembro pela instituição, que mostra a análise dos poços do Assentamento 72.

Para a moradora Iracema Galdino de Almeida, cursos como este são esclarecedores e essenciais, “moramos em uma região em que se é necessário orientações como esta. A nossa água é salobra e por isso temos que saber todas as maneiras possíveis de aproveitamento da água que temos e que pegamos da chuva. Os ensinamentos são válidos e com certeza serão seguidos, porque a água é essencial”, comemorou.

A recuperação dos recursos naturais dos lotes por meio do tratamento necessário foi idealizada pela Secretaria de Saúde como forma de melhorar a qualidade de vida dos moradores do assentamento. De modo que, o manejo de limpeza da água deve ser somente realizada para o consumo próprio. A água utilizada para irrigar plantas e dar aos animais serão as dos poços. (Assessoria PML)

 

Por: Da Redação