Ladário

Após concluir os trabalhos, moradores participam do encerramento do Projeto “Pintando e Alimentando Sonhos”

 

Aconteceu na manhã desta terça-feira, 30 de agosto, o encerramento do Projeto “Pintando e Alimentando Sonhos”, realizado pelo município, por meio das Secretarias de Assistência Social e Extraordinária de Habitação. O evento, que aconteceu na sede do Centro de Referência a Assistência Social- CRAS, reuniu autoridades da região, como o prefeito José Antonio Assad e Faria, bem como às 33 famílias do Conjunto Habitacional, contempladas pelo projeto. As casas, localizadas no bairro Alta Floresta, foi entregue pela Prefeitura, através de recursos próprios, em junho, de 2014.

O objetivo do projeto foi capacitar os moradores, com cursos de pintura predial, bem como a horta caseira, que também faz parte do “Pintando e Alimentando Sonhos”, focando na inserção do mercado de trabalho, possibilitando não apenas o embelezamento da localidade, como também mostrando a capacidade da geração de renda, com a horta comunitária.

Para o chefe do Executivo ladarense, o encerramento do projeto, vem de encontro com o momento no qual Ladário, irá viver a partir desta semana, com as comemorações do aniversário, assim, como a Semana da Pátria, onde o município pantaneiro é um dos poucos a realizar atividades voltadas ao dia da Independência, “uso as palavras ditas pelo contra-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, quando ele mesmo repetia que a cidade era uma das poucas a realizar eventos enfatizando a Independência e disso, a Marinha se orgulhava”, lembrou.

“Falo isso, pois como diz em nosso Hino, todos nós enquanto cidadãos temos o direito da igualdade e liberdade. E com o projeto estamos proporcionando isso. Além disso, estamos mostrando, que cada um é capaz da trabalhar para melhor viver. Cada um é capaz de aprender, já que um dos grandes intuitos desse projeto é focar na geração de renda e também no aprendizado”, comentou o prefeito se referindo às aulas, onde todos participaram, através de cursos que também foram ofertados para este público, no intuito de capacitá-los para o trabalho proposto do Pintando e Alimentando Sonhos.

Para a moradora da rua Eucalipto, bairro Alta Floresta, Silvana da Costa, que pintou a sua residência na cor lilás, o projeto veio em boa hora. “Isso aumenta não apenas a autoestima, mas também faz com que mostre que somos capazes de aprender para poder viver. Participei do curso, prestava atenção nos detalhes e seguia passo a passo os ensinamentos do professor. Quando parei pra pensar, já tinha pintado a minha casa e isso me deixou muito feliz”, falou.

Já a Secretária de Assistente Social Jane Contu, explicou mais uma vez sobre o projeto e desejou boa sorte aos moradores, além e agradecer o apoio da Marinha do Brasil, por meio do 6° Distrito Naval e dos pesquisadores da Embrapa Pantanal.

“O município ofereceu toda a estrutura para as famílias. Eles tiveram o comprometimento de pintar a sua residência, uma forma de trabalho e ensinamento, junto à geração de renda, quando falamos da horta comunitária, ou doméstica, onde entra os pesquisadores da Embrapa e também a Fundação de Meio Ambiente. Mas antes, todos frequentaram o curso, mostrando aos participantes a forma correta do trabalho”, disse Jane Contu.

Horta Comunitária

De acordo com uma das organizadoras do projeto Carmen Pedroza, a partir de agora, após longo período de curso, os moradores das 33 casas, passarão a criar a Horta Comunitária.

“Agora o quintal da casa deles irá virar uma horta comunitária, para que eles possam criar os produtos, onde futuramente serão comercializados e até mesmo servirá para a alimentação dos mesmos”, informou Carmen.

Na oportunidade, o prefeito José Antonio propôs a continuação do projeto, “coloco aqui a disposição as nossas equipes, para que as crianças e adolescentes dessas casas possam participar de atividades esportivas e até mesmo futuramente, vocês enquanto moradores e até mesmo os profissionais das pastas, possam instalar um grupo de estudo, ajudando a eles, nas atividades escolares”, finalizou. (Assessoria de Imprensa-PML)

 

Por: Da Redação