Novos membros do Conselho Gestor da APA tomam posse e focam no desenvolvimento da região com a nova sede
Aconteceu na manhã de quarta-feira, 17 de agosto, a posse dos novos integrantes do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental Baía Negra. A cerimônia de posse foi realizada na sede da antiga Pousada Vitória Régia, área repassada recentemente pela SPU-União, ao Conselho Gestor, reunindo autoridades civis e militares, bem como os moradores da região.
Os novos integrantes ficarão à frente do Conselho Gestor, no período de dois anos, conforme o Decreto n° 3.805/2016, assinado pelo prefeito José Antonio Assad e Faria.
De acordo com a presidente do Conselho Gestor e diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Ligia Lopes Teixeira de Santana, a partir de agora os trabalhos e projetos desenvolvidos pelos novos membros do Conselho ficarão bem mais fácil, a começar com a nova sede do órgão, localizada na estrada da Codrasa, km 13 da BR-262.
“Só o motivo de termos uma sede já é uma conquista para essa região. muito se falou em exterminar uma área de lazer, mas como todos nós sabemos, isso aqui é uma área de proteção ambiental e precisa ser seguidas regras para que o desenvolvimento comece a chegar. Muito se fala em projeto, entre eles temos hoje o Quintal Agroecológico, desenvolvido pela Embrapa, que traz a possibilidade do plantio no quintal do morador, criando assim, a subsistência e futuramente, isso pode virar mais uma renda extra, com o cultivo de frutos e verduras”, disse Ligia.
Ainda conforme ela, existem inúmeros projetos que apontarão para a região, uma qualidade de vida ainda melhor para os moradores. “Enfrentamos muitos obstáculos, onde até mesmo a desapropriação dos mesmos estava por acontecer, mas com muito trabalho conseguimos mostrar que eles necessitam desse local para a sua sobrevivência”, lembrou.
“Com essa nova sede, pretendemos instalar uma cozinha industrial, onde irá gerar oportunidades, como uma sala para o processamento de peixes e até mesmo a pesagem dos pescados, por meio da Polícia Militar Ambiental, já que muitas famílias sobrevivem da pesca na Codrasa. Vamos conseguir desenvolver trabalhos, como a alfabetização de adultos, cursos profissionalizantes entre outras capacitações”, completou a presidente do Conselho Gestor.
O superintendente substituto da União Carlos Pussolim que esteve durante a reunião, afirmou mais uma vez, que essa área estava ocupada irregularmente, se tratando de invasão, onde após muitos esforços, a União conseguiu repassar para o Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental Baía Negra, transformando-a em sua sede, que para ele, aproxima ainda mais todos os esforços junto à comunidade.
“Hoje estamos tomando posse, onde com toda certeza iremos avançar muito mais, pois com uma nova equipe, novas ideias irão surgir. Uma das maiores conquistas é a nova sede do Conselho, que irá amparar um Centro Integrado, garantindo saúde, educação, meio ambiente, segurança, assistência social para os moradores da região, que estão incumbidos nos objetivos das ações, que tem como principal foco, fazer com que a comunidade desse local, participe cada vez mais dos trabalhos, retirando daqui mesmo o seu sustento”, disse Carlos.
Para a vice-presidente do Conselho Gestor e presidente da Associação dos Moradores da APA- Julia Gonzales, mais uma vez, tudo isso representa vitória. “Lutamos muito para chegar nesse patamar, ainda falta bastantes, porém os avanços tão esperados estão por vir. Aqui é o nosso lugar, nossa terra, é daqui que sai o nosso sustento e agora com essa nova gestão, pretendemos ainda mais focar no crescimento, criando não apenas um potencial turístico para Ladário, como também mostrar que essa região é produtiva”, citou.
Prestação de Contas
Na oportunidade, o contador da Prefeitura Robson Costa da Conceição, fez uma prestação de contas, mostrando a evolução do saldo da conta da Apa Baía Negra entre os meses de janeiro a julho de 2016.
De acordo com o balanço, em janeiro, a conta bancária apresentava o saldo de R$ 152.930,90, fechando julho em R$ 162.166,48, dinheiro que será aplicado em projetos para a região, como a implantação do Viveiro Urbano, Curso de capacitação da Guarda Municipal- destacamento na área para os moradores, atendimento da PMA e espaços para outras demandas dentro da própria sede.
Plano de Manejo
O prefeito José Antonio Assad e Faria assinou no último dia 25 de maio, a Portaria n° 156/2016, que determina a
Aprovado desde maio, deste ano, por meio da Portaria n° 156/2016, assinada pelo prefeito José Antonio, o Plano de Manejo ajudará a nortear os trabalhos dedicados à região.
O Plano de Manejo é um documento, onde utiliza-se de técnicas de planejamento ecológico, determinando o Zoneamento Ambiental da Apa Baia Negra, caracterizando cada uma das suas Zonas e propondo desenvolvimento físico, de acordo com suas finalidades.
Além dessas medidas, na região acontecerá também o uso adequado dos recursos naturais, recuperação de áreas degradadas, programa de Educação Ambiental que contemple a conscientização e a sensibilização quanto aos temas ambientais, garantindo a qualidade do local, conservando as riquezas do bioma pantaneiro, bem como meios sustentáveis de uso dos recursos pela população, visando geração de renda e melhoria da qualidade de vida na região, bem como captação de recursos para implementação de projetos previstos no Plano de manejo.
O novo Conselho Gestor da Apa Baía Negra ficou composta pelos representantes dos seguintes seguimentos:
Fundação do Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural; Membros do Poder Público Estadual – Polícia Militar Ambiental; Membro do Poder Público Federal – Embrapa/Pantanal; IBAMA; Secretaria do Patrimonio da União; UFMS- Campus Pantanal; Associação dos Moradores e Produtores Rurais da Codrasa. (Assessoria de Imprensa-PML)
Por: Da Redação