Corumbá

Estudantes do Projeto Rondon fazem ações de cidadania em Corumbá

 

Começaram nesta semana em Corumbá e em outras sete cidades de Mato Grosso do Sul as atividades do Projeto Rondon. Mais de 200 estudantes de vários locais do Brasil devem permanecer no estado por 15 dias para promover ações de cidadania.

Mayron Paes mora em Brasília e é acadêmico de biologia. Está no Pantanal pela primeira vez e acredita que o projeto será uma forma de conhecer o bioma pantaneiro e as condições das comunidades locais. “No Projeto Rondon a gente não ensina, mas aprende com a comunidade local. Eles conhecem muito mais do que eu, então eu vou estar aprendendo sobre o Pantanal muito mais do que nos livros ou na Internet”, conta.

Em Mato Grosso do Sul, os grupos de acadêmicos vão percorrer oito municípios. Cerca de 200 estudantes de pelo menos seis estados vieram participar do projeto. Serão desenvolvidas atividades como palestras e oficinas, que visam ajudar no desenvolvimento das atividades locais. “São oficinas e minicursos que ajudam a pessoa a melhorar sua fonte de renda. São gratuitos, com certificado e visam diversas áreas”, explica o professor Alves Moreira Filho.

Algumas dessas atividades serão desenvolvidas na sede do Projeto Habilitar – programa do município que atende crianças e adolescentes que já tiveram algum envolvimento com drogas.

Além dos grupos que ficaram na cidade, outros estudantes e professores também devem percorrer a zona rural. “É uma oportunidade única. A gente está de férias, mas continua estudando e aprendendo, até mais do que dentro da universidade”, conta a estudante de jornalismo Sheila Rodrigues Souza.

As atividades são colocadas em prática há mais de 40 anos pelos rondonistas – pessoas que levam educação, saúde e solidariedade para as comunidades em todo o país. O projeto termina em Mato Grosso do Sul no dia 29 de julho. (TV Morena)

 

Por: Da Redação