Estado

Longen apresenta nova ferramenta do Indústria Ativa à governadora Simone Tebet

Totem será levado aos bairros da Capital para cadastrar moradores interessados nos cursos gratuitos do Senai

 

Totem será levado aos bairros da Capital para cadastrar moradores interessados nos cursos gratuitos do Senai

Durante reunião no 5º andar do Edifício Casa da Indústria, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, apresentou, nesta terça-feira (19/07), à governadora em exercício Simone Tebet uma nova ferramenta do Indústria Ativa Campo Grande para facilitar o pré-cadastramento dos moradores nos cursos gratuitos do Senai. Trata-se de um totem munido com micro-computador equipado com um software que permite a coleta de informações dos interessados nos cursos e que ficará instalado nas associações de moradores dos bairros atendidos pelo Programa.

Segundo Sérgio Longen, a intenção é que até o fim de agosto dez totens comecem a ser levados aos bairros da periferia da Capital para coletar as pré-inscrições e transmitir online ao Senai. “O Indústria Ativa é um programa piloto em que estamos direcionando nossos técnicos para identificar as pessoas que possam participar dos cursos gratuitos de qualificação profissional, reduzindo a falta de mão de obra capacitada. Ele já cadastrou cerca de 1,8 mil pessoas e a intenção é chegar ao fim do ano com 5 mil trabalhadores qualificados ou em processo de qualificação”, declarou, ressaltando que neste segundo semestre as ações do Programa serão levadas para Dourados e, posteriormente, para Três Lagoas e Corumbá.

A governadora em exercício Simone Tebet destacou que o Programa desenvolvido pela Fiems é uma forma de otimizar o trabalho de qualificação profissional em Mato Grosso do Sul. “Atualmente, o nosso maior problema é a capacitação da mão de obra, mas, felizmente, temos a Fiems empenhada em contribuir para a solução desse problema. O Governo do Estado considera importante conhecer com profundidade projetos nesse sentido para, assim, otimizar as nossas ações. Sem dúvida o Indústria Ativa é mais um avanço dessa gestão ativa do presidente Sérgio Longen e agora com o totem vai acelerar o cadastro das pessoas interessadas nos cursos gratuitos do Senai”, ressaltou.

O diretor-corporativo da Fiems e diretor-regional do Senai, Jaime Verruck, que também participou da reunião entre o presidente Sérgio Longen e a governadora em exercício Simone Tebet, explicou que o programa instalado no computador do totem permite o pré-cadastro online nos cursos gratuitos oferecidos no âmbito do Indústria Ativa. “Nele, a pessoa interessada em fazer cursos de qualificação vai informar nome, RG, CPF, endereço, telefone, opção de curso e, ainda, se faz parte de algum programa social do Estado ou União”, informou, completando que cada totem ficará nos bairros por um determinado período de tempo para depois ser deslocado para outra comunidade da periferia.

 

Por: Da Redação