Ladário

“5ª Campanha Contra o Lixo nas Ruas” orienta moradores em Ladário

 

Um dia diferente e dedicado ao Meio Ambiente. Assim foi o último sábado, 04 de junho, para os moradores do Conjunto da Mixta e Boa Esperança, que participaram da “5ª Campanha Contra o Lixo nas Ruas”, organizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Secretaria de Saúde e a Granel Química, no campo de futebol da Mixta.

Fazendo parte da programação extensa preparada na Semana do Meio Ambiente, a ação teve como foco, proporcionar para adultos e crianças momentos de descontração e aprendizado, com diversas brincadeiras relacionadas ao tema.

A equipe conseguiu prender a atenção dos pequenos e adultos, que também tiveram a oportunidade de assistir palestras, que traziam como tema o “Descarte Correto do Lixo” e “Doenças Causadas pelo descarte incorreto do Lixo”, ministrada pelo Coordenador de Vetores do Núcleo de Controle de Zoonoses Marcos Pereira e pela Bióloga da Fundação de Meio Ambiente Andreia Victório.

Para a moradora Suzileine Cebal, as atividades foram muito importantes, pois além de proporcionar lazer, trouxe informações necessárias sobre o Meio Ambiente.

“Pelos dias que vivemos e observamos as notícias sobre o que vem acontecendo com a natureza, aprender cada passo de como conservar o seu espaço para um bom convívio é muito importante. Eu faço a minha parte, todo o meu lixo é descartado corretamente, porém, é necessário que meus vizinhos também façam, para que futuramente não tenhamos problemas com o meio ambiente, ou seja, nosso Pantanal, que devemos preservar”, disse Cebal que aproveitou para trazer os filhos, “eles tem que aprender desde cedo que temos direitos e deveres”, encerrou.

Já o prefeito José Antonio Assad e Faria, que participou “5ª Campanha Contra o Lixo nas Ruas”, enfatizou sobre a parceria entre a prefeitura e empresas privadas que colaboram com ações que resultam na melhor qualidade de vida dos ladarenses e também sobre o descarte incorreto do lixo, principalmente o doméstico.

“É muito satisfatório termos essas parcerias que nos ajudam a promover uma Ladário cada vez melhor para se viver. Quando acontece o descarte incorreto do lixo, ou alguns moradores jogam esse material nas ruas, calçadas ou até mesmo terrenos baldios, é a mesma coisa que estar tirando a merenda escolar das nossas crianças, de uma máquina que poderia estar arrumando algumas ruas, tudo isso por conta da irresponsabilidade dos moradores que não tem a consciência desse problema. Por isso é importante fazer a sua parte”, falou José Antonio.

A gerente de Meio Ambiente da Prefeitura de Ladário, Lígia Teixeira, disse que a finalidade da campanha é educar e convencer a população a dar um fim adequado ao lixo doméstico, “a nossa intenção é criar hábitos corretos aos moradores dessa região, para que o lixo seja colocado em lugares onde o carro passa e não amontados em terrenos baldios, é importante que todos consigam enxergar que o lixo é prejudicial à saúde, e que por isso, novas atitudes precisam ser tomadas imediatamente evitando doenças, como a dengue, febre chikungunya e Zia Vírus”, enfatizou.

Além de todas as atividades recreativas, o público também pode participar do concurso dos melhores cartazes que traziam em seu foco, o cuidado com o meio ambiente, bem como prestigiar a apresentação do grupo de teatro do Centro de Controle de Zoonoses da cidade e Corumbá, que trouxeram em sua apresentação a atenção contra o mosquito Aedes Aegypti. (Assessoria de Imprensa-PML)

 

Por: Da Redação