Na manhã desta quinta-feira, 03 de março, o prefeito de Ladário José Antonio Assad e Faria, recebeu em seu gabinete os representantes da SEMADE (Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico). O encontro, que contou com a presença do secretário Especial de Fomento ao desenvolvimento Econômico da Pérola do Pantanal, Jorge José Pinto De Castro, serviu para que fossem discutidos detalhes da parceria entre a Prefeitura e Governo Estadual sobre o evento denominado “Rota do Desenvolvimento MS, Região Pantanal”.
Rennan Sandim, gestor estadual de Arranjos Produtivos de MS, da SEMADE, informou ao prefeito José Antonio que, no período de 15 a 17 de março, serão desenvolvidas, no Sesc de Corumbá, várias ações e eventos que envolverão a comunidade pantaneiras, na busca pelo desenvolvimento sustentável. “Queremos ouvir o que os pantaneiros precisam para desenvolver a região. Temos a certeza que não podemos pensar no pantanal com a mentalidade de Campo Grande. Por isso a importância de ouvirmos os diversos setores daqui”, garantiu.
Em contra partida, o prefeito José Antonio destacou a importância do dialogo entre os governantes para que os projetos possam sair do papel com sucesso. “Quero parabenizá-los pelo trabalho de vir aqui e ouvir as pessoas. É comum vermos belíssimos projetos não vingarem onde não houve dialogo”, destacou.
Para o secretário De Castro, a Rota do Desenvolvimento é uma grande oportunidade para fomentar o desenvolvimento de Ladário. “Momentos como a Mesa Redonda em que poderemos mostrar ao Governo do Estado do que precisamos, são importantes e devem trazer resultados positivos para a economia da nossa cidade”, ressaltou.
Eventos Importantes
Com abertura prevista para as nove da manhã, do próximo dia 15, o evento contará com uma Mesa Redonda (Diálogos do Desenvolvimento Sustentável com lideranças do Pantanal), na qual o secretário Estadual de Desenvolvimento, Jaime Verruk, e outros gestores, mostrarão o que já fizeram por Ladário, abrindo a palavra para saber quais as demandas dos participantes das zonas urbanas e rural.
Até o dia 17 acontecerão palestras, cursos de capacitação para produtores rurais, comerciantes, entre outros, com o objetivo de dar maior qualidade para produtos e serviços. Além disso, órgãos como SEBRAE, CREA/MS, Receita Federal, AGENFA, entre outros facilitarão o acesso dos setores produtivos a certidões, desburocratizando os serviços prestados por eles.
Acesso fácil ao Cadastro Ambiental Rural
Outra possibilidade que será oferecida aos produtores rurais de Ladário é a obtenção do CAR (Cadastro Ambiental Rural), instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. Exigido por Lei Federal, a inscrição no Ministério do Meio Ambiente se não for feita até o próximo dia 5 de maio pode prejudicar o produtor rural. Sem o CAR não é possível fazer nenhum tipo de financiamento, além de a propriedade ficar impedida de ser vendida ou repassada aos herdeiros em caso de morte do proprietário. Sem o documento há ainda problemas quanto a busca de autorização para desmate e manejo no local.
“Este serviço é benéfico já que por termos uma área rural que conta com cerca de 300 propriedades poderemos atingir a todos com esta informação vital. Muitos não buscam o cadastro por desconhecer o assunto o que impede o produtor inclusive de vender aquilo que produz”, pontuou o prefeito.
Para saber mais sobre o evento e conferir a programação completa na região pantaneira é só acessar http://www.rotadodesenvolvimentoms.com.br/ (Assessoria PML)
Por: Da Redação