Fazendo parte das estratégias de exterminar qualquer criadouro propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura Municipal de Ladário está dando continuidade a ação de recolhimento de materiais que possam servir de criadouro para este mosquito das residências, iniciada em outubro do ano passado. Para que a ação aconteça sem problemas, os ladarenses foram orientados pelos Agentes de Combate as Endemia e Comunitários de Saúde, junto com os militares da Marinha do Brasil, durante visitas domiciliares, a recolherem tudo o que não mais utilizariam e deixasse em frente de suas casas, para que caminhões da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, pudessem fazer o recolhimento e descartar em local adequado.
Até o momento foram coletados mais de 500 toneladas de entulhos, “Nós da secretaria de Infraestrutura, fazemos todos os esforços para combater o mosquito. Nossos equipamentos e equipes dão suporte a esta batalha, bem como as empresas que trabalham conosco. Esta parceria tem sido benéfica e temos contado com o apoio total da iniciativa privada”, enfatizou o Secretário de Infraestrutura, Roberto Guimarães.
As empresas privadas Granel Química e VM transportes também se engajaram nas ações desenvolvidas pelo município para realizar o enfrentamento ao Aedes aegypti, por isso, cederam alguns de seus equipamentos e também a mão de obra de seus funcionários para agilizar no desenvolvimento das tarefas.
“A empresa emprestou ao município um caminhão e mão de obra para que os entulhos fossem recolhidos. Acredito que atitudes como esta podem ser o diferencial de uma cidade, e nesse momento tudo o que queremos é excluir o mosquito que tanto nos assusta”, disse o proprietário da VM transportes, Salmo Moraes Machado.
As atividades realizadas nas ruas de Ladário repercutiram no ambiente interno das empresas, buscando dessa forma, sensibilizar as pessoas para o combate ao mosquito tanto nas residências quanto em seu ambiente de trabalho. Nas conscientizações realizadas, foram debatidas formas de evitar a reprodução do Aedes, bem como dicas para repelir o inseto.
“Nós estamos voltados para as necessidades das pessoas que nos receberam muito bem nesta cidade. Temos um envolvimento muito grande com a sociedade, nossos funcionários moram em Ladário e nós sempre estaremos à disposição”, comentou o diretor da Granel Química, Carlos Luiz Dresh que ainda falou sobre a capacitação recebida por seus funcionários, “com a ajuda da secretaria de saúde através dos agentes de endemia realizamos com frequência, palestras e ações de orientação e combate”.
De acordo com o Secretário de Saúde, Cléber Colleone, esse é o momento de unir esforços para combater o mosquito, que transmite Dengue, Febre Chikungunya e Zika vírus, “quanto mais parceiros estiverem interessados em se unir a nós nessa guerra contra o mosquito, mais forte ficaremos. Disponibilizamos o telefone 3226-5165 e o e-mail da Secretaria de Saúde, saude.ladario@gmail.com, para os munícipes entrarem em contato conosco e assim denunciarem imóveis que possam estar colocando em risco nossa população, sem precisar se identificar. É muito importante que todos estejam comprometidos nessa difícil tarefa de acabar com este vetor na nossa cidade”, concluiu.
Campanha de Retirada de Entulhos
Retomada na semana passada, a campanha de retirada dos entulhos da cidade de Ladário tem funcionado da seguinte maneira, equipes estão espalhadas por todas as regiões fazendo o trabalho de recolhimento, que por enquanto acontecerá por tempo indeterminado.
A ação que iniciou no porto do município segue em direção a parte alta da cidade, e assim que seguirá sucessivamente em sentido horário, mas solicitamos a colaboração dos moradores para que retirem principalmente todo e qualquer material que possa acumular água e servir de criadouro deste terrível mosquito”, afirmou o gerente da Secretaria de Infraestrutura, Alexandre de Oliveira Linhares. (Assessoria PML)
Por: Da Redação