Oficina voltada à cultura e à criatividade movimentam agenda dos artistas da região pantaneira
Pelo menos 70 pessoas foram atraídas para a primeira oficina do ano sobre economia criativa, no auditório do Sebrae. O intuito do encontro foi de estimular, valorizar e fomentar empreendimentos criativos nos municípiosde Ladário e Corumbá, tendo em vista o desenvolvimento social, cultural, turístico e artístico, bem como a inovação, a sustentabilidade e a geração de renda dos empreendedores individuais ou grupos sociais.
A superintendente da Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), Cláudia Medeiros, ministrou a oficina na tarde desta quarta-feira, 17 de fevereiro que também serviu para esclarecer dúvidas dos artistas de Ladário e Corumbá com relação a elaboração do projeto proposto no editalde Economia Criativa aberto desde o dia 4 de janeiro.
A Diretora Presidente da Fundação de Cultura de Ladário, Wanessa Rodrigues, esteve presente no evento junto com diversos artistas ladarenses que exercem de forma profissional as atividades que pretendem colocar no papel e enviar como proposta.
“Os artistas ladarenses estão presentes, essa é mais uma forma de capacitá-los, essa é a quarta oficina que eles recebem para investir nos projetos culturais. A equipe da Sectei veio para trazer esclarecimentos de como funciona o projeto e sanar as dúvidas”, comentou, dizendo ainda sobre a importância da caravana na cidade, “é importante que ela esteja aqui, a superintendente veio até a nossa região atender os artistas, tirar as dúvidas para que eles possam concorrer neste edital”.
É considerada economia criativa as atividades culturais, econômicas e de gestão de negócios que se originam no conhecimento, criatividade, no capital intelectual individual ou coletivo focadas em processos, produções de bens e serviços para a geração de trabalho e renda. “Estamos aqui para conhecer um pouco mais sobrecomo o nosso trabalho é importante e para entender melhor sobre o que é economia criativa. Costumo fizer que é algo que vocês já fazem e agora essa politica entra para a pauta do Governo do Estado. Este é o nosso primeiro edital, é um assunto novo, mas esse encontro servirá para que você entendam um pouco mais sobre o trabalho de vocês e a nossa função é ajudar vocês, a administrar a renda e a ampliar a gestão que vocês constroem diariamente”, disse Cláudia.
As inscrições seguem até o dia 3 de março. Os projetos aprovados terão o acompanhamento direto por um período de 12 meses da Superintendência de Economia Criativa que buscará parceiras com universidades e outras instituições para o apoio ao fomento e a sustentabilidade dos projetos selecionados. “A Fundação de Cultura está à disposição dos artistas ladarenses para ajudar e prestar assessoria para que os projetos sejam elaborados corretamente”.
Mais informações bem como acesso aos editais no site http://www.sectei.ms.gov.br/?page_id=241. Superintendência de Economia Criativa: 3316-9326. E-mail: economiacriativasectei@gmail.com. (Assessoria PML)
Por: Da Redação