Ladário

Saúde de Ladário faz ação para combater o Zika Vírus

 

O Zika Vírus tem preocupado a população brasileira. Transmitido pela picada do mosquito da dengue, Aedes Aegypti, o vírus pode passar de mãe para filho durante a gravidez provocando microcefalia no bebê, bem como paralisia em adultos. Em ação preventiva para combater os focos do mosquito, a Prefeitura de Ladário por meio das Secretarias da Saúde, Infraestrutura e Serviços Públicos, Fundação de Meio Ambiente, em parceria com a Polícia Civil realizaram na manhã desta quarta-feira, 23 de dezembro, uma ação de conscientização e vistoria do bairro Potiguá em Ladário.

O município, que trabalha com campanhas educativas o ano inteiro foi notificado com a suspeita de zica vírus nas imediações deste bairro. “A ação de hoje foi muito importante, pois com a notificação desse caso suspeito de Zica Vírus nós intensificamos as ações da saúde de proteção e prevenção que nós já fazemos o ano inteiro. Com o apoio das secretarias, fundações e Policia Civil fizemos uma ação de orientação educacional na prevenção dessa doença com o foco muito grande nas gestantes que temos nessa localidade, para que a gente possa evitar que o vírus venha atacar a nossa população. Queremos que a nossa população se junte a nós para que possamos eliminar os focos do mosquito da dengue”, afirmou o secretário de saúde, Cléber Colleone.

A mobilização levou informações, panfletos e agentes de endemias de porta a porta. “É muito importante essas iniciativas, nós sempre fazemos a nossa parte aqui em casa, mas sempre é bom dar uma reforçada”, disse a senhora Maria José.

Já o senhor Lino Moreira, elogiou a atuação da prefeitura. “Agora é constante vermos um caminhão tirando todos os entulhos daqui da região, os agentes também sempre estão por aqui e dessa forma fomos nos prevenindo e se Deus quiser essa doença não nos atingirá”.

Ação com resultados positivos

Na semana passada a equipe do NCZ foi até o bairro e borrifou toda a região. Os agentes fizeram orientação de casa em casa sobre a questão da dengue, Zica Vírus e Chinkungunya. A Secretaria de Infraestrutura passou recolhendo os entulhos.

Conheça agora quais são os cuidados básicos para prevenir o aparecimento e proliferação do Aedes Aegypti na sua casa:

  • Se sua casa tem uma caixa d’água, mantenha-a sempre fechada com a tampa adequada. E lave-a semanalmente com escovas e sabão.
  • Os vasilhames de água dos animais de estimação também devem ser lavados semanalmente.
  • O lixo deve ser sempre colocado em sacos plásticos e bem embalados. A lixeira deve ter tampa e ficar sempre fechada.
  • Os vasos de plantas precisam ser bem cuidados para que a água não fique parada. A dica é colocá-los em pratinhos e encher de areia até a borda. Se tiver plantas aquáticas, a água deve ser trocada e o recipiente lavado uma vez na semana.
  • Pneus velhos e garrafas vazias devem ficar em locais protegidos da chuva. As garrafas devem ser guardadas de cabeça para baixo.
  • Nunca deixe água da chuva se acumular. Remova qualquer obstáculo, como folhas e galhos de árvore, que possam impedir que a água passe. (Assessoria PML)

 

Por: Da Redação