Ladário

Filme: O Trem Fantasma e a Viola de Cocho é sucesso entre expectadores

O curta-metragem foi feito, produzido e dirigido pelo ladarense Sebastião de Souza Brandão

 

O curta-metragem foi feito, produzido e dirigido pelo ladarense Sebastião de Souza Brandão

O anseio com a chuva que estava ameaçando cair não esfriou o clima nem espantou o público que lotou o circuito de cinema itinerante “Revelando Brasis”, montado na Avenida 14 março.

Revelando Brasis chegou à Ladário trazendo o lançamento do curta-metragem, feito, produzido e dirigido pelo ladarense, Sebastião de Souza Brandão, mais conhecido como ‘Seo Sebastião’. Com o nome: O trem fantasma e a viola de cocho, o filme de 15 minutos contou a história de uma lenda conhecida pelos ferroviários e também da viola de cocho, desde a sua confecção até o produto final.

Um tempero especial do documentário está nos detalhes que ‘Seo Sebastião’ fez sobre o próprio trabalho. “olha eu estou tão emocionado que nem sei como estou de pé aqui. Eu fiz esse filme com tanto carinho para retratar fielmente o que me contaram e também fiz o processo inteiro da viola de cocho para que todos pudessem conhecer como é feito. Eu espero que todos gostem, pois é a nossa cultura ladarense que agora está passando em todo o país”, comentou a estrela da noite.

Ao todo foram 20 trabalhos selecionados que serão apresentados por todo o Brasil. Registrado pelas lentes dos próprios moradores, a oportunidade surgiu para moradores de cidades com até 20.000 habitantes.

A expectativa para a exibição do filme foi grande, uma vez que as funções artísticas e o processo de produção foram todas realizadas por pessoas da terra. “o mais legal de tudo isso é ver na telona pessoas que conhecemos, de assistir as nossas culturas é emocionante, valeu muito a pena vir até aqui. Gostei demais do jeito como foi retratado e também da desenvoltura dos atores que nem pareciam iniciantes”, disse o expectador Antônio Lima.

A ideia de enviar uma história para o projeto surgiu da Diretora Presidente da Fundação de Cultura, Wanessa Rodrigues, que inscreveu o artista e mais tarde teve a grata surpresa de ter um ladarense como o único representante da região centro- oeste, “ “Ver esse filme hoje Aqui, sendo exibido em praça pública é
gratificante. Na Fundação trabalhamos bastante para dar suporte aos artistas da terra, seguindo orientação do prefeito José Antonio”, destacou.

Quinta Edição-Revelando Brasis

Em torno de 1000 trabalhos foram inscritos, 20 foram selecionados: 11 documentários e nove filmes de ficção, cada um com 15 minutos de duração. Até o dia 27 de novembro, o circuito vai percorrer 25 mil quilômetros, em 15 estados das cinco regiões brasileiras,totalizando 35 cidades, para projetar os filmes produzidos na quinta edição do projeto.

“A exibição deste filme é o término de um trabalho de dois anos junto ao senhor Sebastião.Agora o filme dele assim como os outros 19 serão transformados em um box de DVD e serão enviados para todos os municípios e também serão enviados para festivais de cinema e outras atividades culturais, ou seja, serão muito bem divulgados. Para quem tiver interesse em acompanhar o trabalho é só acessar o site www.revelandobrasis.com.br ,dessa forma, pode ser visto todos os detalhes de todas as exibições”, enfatizou a coordenadora do projeto, Beatriz Lindenbergue. (Assessoria PML)

 

Por: Da Redação