Ladário

Encontro com ex-alunos e professores proporciona viagem ao passado para celebrar os 75 anos do Colégio São Miguel

 

Uma verdadeira viagem ao passado! Assim foi à manhã desta segunda-feira, 28 de setembro, no Colégio Franciscano São Miguel, em que os passageiros foram os atuais alunos e os guias turísticos, os ex-alunos e ex-professores da instituição. O encontro integrou a programação de comemorações dos 75 anos do educandário, que está no município desde 12 de fevereiro, de 1940.

Já logo no portão de embarque, o prefeito José Antonio Assad e Faria, ex-aluno da Escola, juntamente com mais nove pessoas, que fizeram parte da história deste colégio, deu as boas vindas, anunciando o início desta viagem ao passando, através de uma “Roda de Conversa”, proposta pela Fundação de Cultura. As comemorações estão dentro do calendário de evento do aniversário de Ladário.

“Primeiramente me senti honrado em participar desta linda homenagem a um trabalho que vem dando certo há mais de meio século em nossa Ladário. River o passado é mostrar a raiz e cultura, que é vida. Hoje, o São Miguel é um dos valores dentro da nossa cidade. Por aqui passaram muitos alunos, onde atualmente contribuem para o desenvolvimento da nossa região como cidadãos do bem. Parabéns pelo trabalho e pela dedicação ao nosso povo”, falou José Antonio.

Todo esse trabalho teve início nos anos 40, quando as Irmãs M. Gertrudis Lang, M. Sigisberta Weidelener e M. Amata Denninger, partiram de São Paulo para assumir a missão em Ladário. Desde o início, as Irmãs foram sempre bem atendidas pela Marinha.

Neste mesmo período, iniciaram as atividades escolares, com 140 alunos do Curso Fundamental e curso de bordados e pintura para jovens. Um curso de corte e costura funcionou até 1960. Além das aulas de ensino religioso no colégio, as Irmãs se dedicavam à catequese com crianças, na paróquia.

Relembrando os cursos e também a sua época como aluna da escola, Noemia Ramona Castilho de Souza, ficou emocionada ao contar a sua experiência durante anos, “o São Miguel é tudo pra minha vida. Aqui aprendi os valores e com eles formei a minha família”, afirmou.

“O que mais me orgulho foi de ter uma mãe preocupada, pois graças a ela, consegui uma vaga no São Miguel. Éramos pobres, e ela veio pedir a vaga para a irmã Régula, que atenciosamente a atendeu e ofereceu uma oportunidade, que com toda vontade foi agarrada por mim. Tive nela o espelho de como ser uma pessoa do bem, além da educação, aprendi valores para o resto da minha vida”, contou Noemia que como forma de agradecer atua como colaboradora do Colégio e ainda tem netos estudando, no mesmo local o qual seus filhos passaram.

Dando seu depoimento, a professora Creuza Elizabeth da Matta mencionou com muita satisfação os anos de trabalho dentro da escola e também da importância de contar esses trabalhos para os alunos que hoje ajudam a construir novos capítulos.

“Essa roda de conversa possibilita mostrar os valores e também a importância da educação na vida das pessoas. Por isso, é importante os estudos, essa é a maior herança concreta que os nossos pais nos deixam. Aqui adquirimos virtudes essenciais para tornarmos cidadãos que fazem a diferença”, disse Crueza.

Para a aluna Mariana Almeida Teixeira de Carvalho, do 9° ano, a oportunidade foi de adquirir experiência para a sua vida. “Escutar relatos de pessoas que passaram e ajudaram a construir este legado da minha escola é emocionante, pois impulsiona a vontade de estudar, foi fantástico. Quero voltar daqui alguns anos para contar também o que vivi aqui”.

A parada final foi dada pela Irmã Julia Sehn, diretora administrativa do Colégio São Miguel, que na oportunidade agradeceu a presença de todos contando sobre a importância que a instituição de ensino teve, ao colaborar com a formação tanto educacional, quanto profissional de tantos ladarenses e filhos de outras terras, que passaram pelo local.

“Foi um momento muito especial. Revivemos o passado através dessas histórias que foram contadas pelos nossos personagens, que ajudaram a construir esse legado em Ladário. Temos a convicção não apenas do ensino, em primeiro lugar, mas também a vida cristã, contribuindo para a formação sólida e excelência em ensino sob a ótica da compreensão cristã do mundo”, apontou a Irmã Julia.

Missa

Além disso, a partir das 19h00, no Ginásio do Colégio São Miguel, acontecerá a Missa de Ação de Graças em homenagem aos 75 anos da instituição. (Assessoria de Imprensa-PML)

 

Por: Da Redação