“Roda de Conversa” proporciona encontro de alunos e ex-alunos do São Miguel para celebrar seus 75 anos
Começa nesta segunda-feira, 28 de setembro, as comemorações da fundação dos 75 anos do Colégio Franciscano São Miguel. O evento será uma Roda de Conversa com alunos e ex-alunos que passaram pela escola, hoje, considerada parte da história de Ladário, que completou neste mês de setembro, 237 anos de história.
Com o tema “Revivendo a História”, de acordo com a diretora pedagógica do colégio Zita Maria Dalbianco, o objetivo deste encontro é mostrar a importância que a instituição de ensino teve, ao colaborar com a formação tanto educacional, quanto profissional de tantos ladarenses e filhos de outras terras, que passaram pelo local.
“Será muito especial. Vamos reviver o passado através dessas histórias que serão contadas pelos personagens, que ajudaram a construir esse legado em Ladário. Na oportunidade queremos mostrar toda os nossos trabalhos com ex-alunos e alunos atuais, bem como lembrar sobre o começo de uma outra escola do município, que começou dentro do São Miguel”, falou Irmã Zita se referindo ao Professor João Baptista, maior escola da Reme em Ladário.
Ainda conforme ela, apesar da escola celebrar a sua fundação no dia 18 de fevereiro, as comemorações ficaram para este mês, homenageando também os 237 anos da cidade e por ser também comemorado o Dia de São Miguel, no dia 29.
“Além do aniversário desta cidade maravilhosa, comemoramos também o nosso patrono, o São Miguel, por isso resolvemos deixar essa grande festa para fechar com chave de ouro as comemorações do calendário de evento de Ladário”, explicou a irmã.
O evento será realizado no Poliesportivo d Colégio São Miguel a partir das 08h00, onde também os participantes poderão acompanhar uma Exposição fotográfica – 75 anos de Fundação do Colégio Franciscano São Miguel.
Colégio São Miguel
Na responsabilidade, quatro irmãs da congregação ficam á frente do Colégio São Miguel, que foi fundada em 12 de fevereiro, de 1940, quando as Irmãs M. Gertrudis Lang, M. Sigisberta Weidelener e M. Amata Denninger, partiram de São Paulo para assumir a missão em Ladário. Desde o início, as Irmãs foram sempre bem atendidas pela Marinha, unidade militar, do 6° Distrito Naval, para defesa da fronteira com a Bolívia e o Paraguai.
Neste mesmo ano, iniciaram as atividades escolares, com 140 alunos do Curso Fundamental e curso de bordados e pintura para jovens. Um curso de corte e costura funcionou até 1960. Além das aulas de ensino religioso no colégio, as Irmãs se dedicavam à catequese com crianças, na paróquia.
A escola foi reconhecida, oficialmente, pelo Estado, em 23 de agosto de 1941 e em janeiro de 1942. O prédio da escola foi doado pela Prefeitura local, passando a pertencer à Sociedade de Instrução e Beneficência.
Em 1972, num convênio firmado com o Estado, o Colégio São Miguel deixou de ser escola particular, mas, continuou a ser dirigida e orientada pelas Irmãs, dentro dos princípios educacionais cristãos. Em 1998 passou novamente a funcionar em caráter de escola particular.
A escola franciscana tem a missão de possibilitar a vivência do amor, da fraternidade e da paz que perpassam as formas de relacionamento pessoal e do conhecimento. O projeto educativo desenvolvido, considera a escola como lugar de encontro, de escuta, de comunicação onde os educandos assimilam os valores cristãos. (Assessoria de Imprensa-PML)
Por: Da Redação