Ladário

Em Corumbá, Secretaria de Educação finaliza o projeto SED vai às Escolas

 

A Secretaria de Estado de Educação (SED) realizará nesta segunda-feira (14), na Escola Estadual Dr. Gabriel Vandoni de Barros, em Corumbá, o 21º encontro do projeto SED vai às Escolas, formação continuada que começou em julho, passou por 21 escolas, 15 municípios e envolveu mais de 20 profissionais da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul.

A EE Dr. Gabriel Vandoni de Barros receberá 1100 profissionais de Corumbá, Miranda e Ladário. A programação do evento começa às 6h30 com café da manhã de boas-vindas e, às 8 horas, acontece a abertura com apresentação cultural de estudantes da Rede Estadual e a palestra “Teia da Educação: tecendo a aprendizagem em Mato Grosso do Sul”, ministrada pela secretária de Estado de Educação Maria Cecilia Amendola da Motta, a fim de unir esforços na aprendizagem dos estudantes e alinhar as ações da SED em consonância aos anseios da comunidade escolar.

No período da tarde, os participantes da formação – professores, coordenadores pedagógicos, gestores e funcionários administrativos das escolas são encaminhados para oficinas e recebem orientações da equipe da SED sobre administração de pessoal, gestão escolar, tecnologia, educação especial, educação profissional, supervisão, educação escolar indígena, educação prisional e currículo. As oficinas acontecerão na EE Dr. Gabriel Vandoni de Barros (Rua Nossa Senhora da Candelária, s/n – bairro Maria Leite) e na EE Júlia Gonçalves Passarinho (Rua Dom Aquino Corrêa, 406 – Centro).

Palestra

A palestra “Teia da Educação: tecendo a aprendizagem em Mato Grosso do Sul” é ministrada pela secretária de Estado de Educação Maria Cecilia Amendola da Motta, visando unir esforços na aprendizagem dos estudantes e alinhar as ações da SED em consonância aos anseios da comunidade escolar.

Professora Maria Cecilia aborda os Planos de Educação municipais, estaduais e nacional; as metas do compromisso “Todos pela Educação”, incluindo dados para um panorama atualizado do atendimento escolar e os desafios da Rede Estadual de Ensino; avaliações externas e indicadores da qualidade educacional como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb; investimentos; números de matrículas, reprovação e abandono.

A secretária apresenta ainda os programas e projetos da SED, voltados à evolução dos estudantes: Avanço do Jovem na Aprendizagem (AJA); Escola em Tempo Integral; Ensino Médio Noturno aliado à Tecnologia; Expansão da Oferta de Educação Profissional; Programa CAP – Cultura, Arte e Paz; Curso Preparatório para o Ingresso na Educação Superior (CIES).

Para os profissionais da Rede Estadual de Ensino, estão previstos planos de cargos e carreiras, formação continuada (lato sensu e stricto sensu), além dos projetos Ouvindo as Escolas e SED vai às Escolas.

Com a palestra “Teia da Educação”, professora Maria Cecilia deixa a reflexão: “Você quer fazer algo pela educação?”, reforçando o compromisso de todos os servidores da Rede Estadual de Ensino com a qualidade da educação e a união de esforços pela aprendizagem dos estudantes.

Oficinas

Os participantes da formação, divididos de acordo com a sua função – professores, coordenadores pedagógicos, gestores e funcionários administrativos das escolas – participam, no período da tarde, de oficinas com três horas de duração, preparadas especialmente para suas áreas de atuação:

A Coordenadoria de Gestão Escolar (COGES) fala sobre o Plano Político Pedagógico (PPP) e os Conselhos de Classe na Perspectiva da Aprendizagem, com objetivo de discutir conselho de classe conforme as práticas dos coordenadores pedagógicos.

A Coordenadoria de Políticas para a Educação Básica (COPEB) preparou oficinas sobre as estratégias de leitura, para os professores de 1º ao 3º ano do ensino fundamental; planejamento de Matemática, emprego da ludicidade na aprendizagem dos gêneros textuais para os professores de 4º e 5º anos; na área de Ciências Humanas, o cinema é visto como uma possibilidade metodológica; em Ciências da Natureza, está sendo abordado o letramento multimodal; e em Linguagens, o multiletramento e pesquisa como instrumentos de autonomia e autoria do estudante. Os professores de Educação Física serão incentivados a pesquisar, com a oficina “A pesquisa como princípio pedagógico: possibilidades para a Educação Física”.

A Coordenadoria de Normatização das Políticas Educacionais (CONPED) aborda o Regime Escolar na Educação Básica e modalidades, nos encontros com a participação dos supervisores de Gestão do interior do Estado.

A Superintendência de Administração de Pessoal (SUAP) trabalhará com os secretários escolares a instrução de processos, direitos funcionais, aposentadoria, pagamento e contrato temporário; com os servidores administrativos (agentes de limpeza, recepção e portaria, merenda, manutenção e inspetor de alunos) saberão como podem contribuir com a qualidade da educação.

A Coordenadoria de Educação Profissional (COPEP) apresenta considerações aos diretores e coordenadores pedagógicos das escolas com educação profissional, apresentando um panorama da educação profissional em Mato Grosso do Sul, a oferta de cursos técnicos em 2015 (inclusive os do Pronatec), as orientações para solicitação, operacionalização e acompanhamento dos cursos.

A Coordenadoria de Tecnologia Educacional (COTED) proporcionará formação aos gestores das unidades escolares quanto ao trabalho com indicadores de forma a auxiliá-los e também a professores e todos os interessados em fazer melhores escolhas ao traçar ações visando à melhoria da educação, usando dados e transformando a educação da escola.

A Coordenadoria de Educação Especial (COPESP) levará aos participantes a Política de Educação Inclusiva; atribuições do Núcleo de Educação Especial (NUESP); serviços de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; e cliente da Educação Especial. (Assessoria de Comunicação/Secretaria de Estado de Educação)

 

Por: Da Redação