Após 33 anos de atividades na região do pantanal, na manhã desta sexta-feira, 14 de agosto, o navio Piraim foi desativado. A solenidade, que contou com a presença do prefeito José Antonio Assad e Faria e demais autoridades, teve como objetivo homenagear a embarcação que prestou grandes serviços à população ribeirinha do pantanal levando socorro a quem precisava durante acisos realizados pela instituição.
“É muito importante para Ladário contar com a parceria da Marinha que, dotada de equipamentos como o Piraim que tem papel importante no desenvolvimento de ações voltadas à nossa população”, destacou José Antonio.
De acordo com o Almirante de Esquadra e Chefe do Estado Maior da Armada, Wilson Sousa Aguiar, a troca de embarcações faz parte de uma estratégia técnica da instituição, “O navio sempre tem no planejamento da Marinha um tempo de vida e com a incorporação do Leverger como navio de transporte fluvial, decidimos pará-lo. E o navio com a idade que ele já está, acaba se tornando antieconômico e o navio Leverger é praticamente novo está na hora de aposentar o velho guerreiro”.
Conforme Vinicius Mendonça Lancetta, Comandante exonerado do Aviso de Transporte Piraim, o navio realizou várias atividades importantes e sua estada no comando ficará guardada em sua lembrança, “Passei um ano a frente do navio e o nosso trabalho era transportas tropas que servia também para a realização de acisos e missões humanitárias da região, participamos de todos os exercícios em que a Marinha estava envolvida. Após 33 anos de serviço ativo, o Piraim entra em baixa e será leiloado, e todos os seus integrantes serão alocados em novos postos”. (Assessoria da PML)
Por: Da Redação