Ladário

2° Noite América do Sul traz cultura Latino Americana e impulsiona aprendizado com estudantes ladarenses

Programação do FAS 2015 em Ladário, terá apresentação de alunos da REME

 

Programação do FAS 2015 em Ladário, terá apresentação de alunos da REME

Integrando o calendário de eventos culturais em comemoração aos 237 anos de fundação do município de Ladário, será realizada no dia 01 de setembro, véspera do aniversário da cidade, a 2° Noite América do Sul. O evento tem como intuito, trazer toda a cultura Latino Americana, que tem influência na região, envolvendo a comunidade em uma grande homenagem a cultura dos países, caracterizados pela língua castelhana.

Para que à noite seja um sucesso, antes de tudo pronto, os alunos das Escolas da Rede Municipal de Ensino e do Projeto Semear, deram início no mês de agosto, a um projeto que irá proporcionar estudos sobre a cultura, costumes, religiosidade, vocabulários e até mesmo os variados sabores dos países da América do Sul.

“Essa noite podemos definir como especial, faremos uma verdadeira viagem pela América do Sul, através de dança e muita música. Toda a comunidade estará envolvida. Uma forma de cantar parabéns para a nossa Ladário, por meio de homenagens à aqueles que tiveram influência em nossa região, como bolivianos e paraguaios que contribuiu na construção da estrada de ferro até a Cidade de Santa Cruz de La Sierra, ligando o Porto de Ladário com transporte hidroviário e ferroviário para toda a América do Sul”, disse Wanessa Rodrigues diretora-presidente da Fundação de Cultura.

Uma das grandes atrações será a apresentação dos alunos da reme, responsáveis junto com os professores, em mostrar um pouco da cultura de cada lugar, sendo a Escola Municipal Eduardo Malhado- Peru; Irmã Régula- Chile; Farol do Norte- Colômbia; Projeto Semear- Uruguai; João Baptista- Brasil e todas as suas regiões; Nelson Mangabeira- Equador; Francisco Mendes Sampaio- Bolívia; 17 de Março- Argentina; Marquês de Tamandaré- Venezuela; Maria Ana Ruso – Paraguai.

De acordo com a secretária de Educação Maria Eulina Rocha dos Santos, além de homenagens, toda essa preparação para o evento, irá proporcionar uma grande multidisciplinaridade dos alunos.

“Eles irão pesquisar e contar através do seu aprendizado tudo que foi feito ao longo do projeto. Cada escola ficou responsável por uma região, isso é interessante, pois além de festejar a nossa Ladário, é uma forma deles aprenderem como é em outras localidades a cultura, tradições e até mesmo as danças típicas de cada país”, falou Maria Eulina.

A 2° Noite América do Sul, acontecerá no espaço de eventos, na Avenida 14 de março, Centro de Ladário. Além disso, o público poderá acompanhar um show cultural, que fará uma verdadeira homenagem aos artistas da América do Sul, proporcionando assim, um encontro musical das Américas. (Assessoria de Imprensa-PML)

 

Por: Da Redação