Representantes de instituições federais que trabalham com políticas públicas para agricultura familiar se reuniram no último dia 04 de maio, em Campo Grande, para a formação de um fórum que discutirá ações integradas para o segmento, responsável por 10% do PIB (Produto Interno Bruto) e pela geração de 12 milhões (72%) de empregos no campo.
A criação deste espaço foi proposta pelo deputado federal Zeca do PT, e contou com a participação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), da Fundação Nacional do Índio (Funai), da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), da Superintendência da Pesca e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Para Zeca do PT, a iniciativa representará melhorias significativas para o setor. “Constatamos que as instituições públicas federais que têm o mesmo público-alvo trabalhavam isoladamente, sem se inter-relacionarem. Infelizmente, os assentamentos estão abandonados por falta de recursos e tecnologia. A ideia aqui é otimizar as verbas e potencializar a ação destes órgãos junto aos pequenos agricultores, favorecendo o intercâmbio de informações, a cooperação técnica e a aplicação de ideias inovadoras que possam surgir destas discussões”, explicou o deputado.
O delegado do MDA, Gerson Facchina, também acredita que o fórum trará resultados positivos. “Temos de nos reunir sempre, nos aproximar cada vez mais, afim de evitar que duas ações semelhantes sejam desenvolvidas paralelamente, gastando tempo e dinheiro que poderiam ser economizados ou aplicados de maneira melhor”, avalia.
O próximo encontro dos representantes do Fórum Estadual das Instituições Federais para Agricultura Familiar deverá acontecer ainda este ano, em data a ser definida. (Assessoria de Imprensa)
Por: Da Redação