Diante da necessidade de mais tempo para a execução e captação de recursos, o Festival América do Sul Pantanal será realizado em uma nova data – de 20 a 22 de agosto. Inicialmente, o Fasp estava previsto para acontecer de 3 a 7 de junho, em Corumbá (MS).
A alteração foi tratada pelo governador Reinaldo Azambuja com o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, na última terça-feira, 05, em Campo Grande. Essa será a décima segunda edição do Festival que, neste ano agrega o nome Pantanal, e promove o fortalecimento da identidade intercontinental por meio da cultura, da integração e do turismo. A mudança da data garantirá melhor participação da população local, amplamente discutida em uma audiência pública realizada recentemente no município.
A proposta do Governo esse ano é de uma nova maneira de realização com a participação efetiva do município, contribuindo dessa forma com a sustentabilidade do evento para os próximos anos. A programação do Festival América do Sul Pantanal será distribuída ao longo de três dias e será adequada a um novo formato, mantendo as manifestações já tradicionais como exposições de artes plásticas, fotografia, artesanato, cinema, espetáculos de teatro, dança, shows musicais e resgatando as palestras e debates.
O envolvimento da comunidade local será fortalecido com parcerias com o poder público, por meio dos gestores municipais de cultura e turismo, e da máxima utilização da mão de obra local, uma das grandes reivindicações apresentadas durante a audiência pública realizada no dia 12 de março.
Soy loco
Diante dessa mudança, o concurso de vídeo “Soy loco por ti América”, que neste ano tem o tema “Mato Grosso do Sul: o olhar da juventude”, ganhará mais tempo para a sua realização, com a prorrogação das inscrições até o dia 20 de julho. O concurso “Soy Loco Por Ti América” é uma das ações mais importantes do “Festival América do Sul Pantanal”.
Adaptado aos novos tempos, em que a rede mundial e a tecnologia são cada vez mais utilizadas, o “Soy Loco” vai focar a partir desta edição na produção de vídeos de estudantes e universitários sul-mato-grossenses. Os alunos que poderão concorrer no “Soy Loco” são estudantes do ensino fundamental, do ensino médio e superior de todo o Mato Grosso do Sul. Desde o 8º ano do ensino fundamental até o aluno que está cursando o último ano da universidade, tanto das escolas públicas como privadas.
Os vídeos poderão ter até 2 minutos de duração e as inscrições serão feitas pelo preenchimento de um formulário eletrônico on line. O edital do concurso, inscrições e todas as informações, inclusive um guia de como produzir um vídeo, está disponível no site do festival pelo endereço: www.festivalamericadosulpantanal.com/soyloco.
Por: Da Redação