No dia 28 de Abril, a população ladarense pôde presenciar um treinamento de Assalto Ribeirinho ao nascer do sol, realizado por alunos do Curso Especial de Guerra Anfíbia (C-EspGAnf) / Estágio Especial de Guerra Anfíbia (E-EGAnf). O adestramento aconteceu no Porto Geral de Ladário percorrendo as ruas do centro da cidade e finalizando na Igreja Nossas Senhora dos Remédios.
O treinamento de Assalto Ribeirinho foi realizado por militares fuzileiros navais e é uma investida de uma tropa de infantaria que sai do rio para conquistar algum objetivo em terra. O Comandante do CIASC, o Contra-Almirante (FN) LOUREIRO e o Comandante do GptFNLa, o Capitão-de-Fragata (FN) MONTENEGRO, participaram do adestramento como observadores.
Este treinamento na área urbana da cidade de Ladário marcou o encerramento do C-EspGAnf-2015, que teve um efetivo total de 70 Oficiais-Alunos e 20 instrutores, sob a coordenação do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), durante o período de 22 a 28 de maio. O Curso contou com o apoio de meios e de uma Equipe de Instrutores do Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário (GptFNLa), além de meios operativos da Flotilha do Mato Grosso e do 4º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral. O fato teve importância porque visa ao preparo dos Oficiais e Guardas-Marinha Fuzileiros Navais para exercerem as atividades de Comandantes de Pelotões de Fuzileiros Navais.
Nesse período os alunos participaram de intensos adestramentos na Área de Adestramento do Rabicho e embarcaram em meios navais da Flotilha do Mato Grosso. O contato com o ambiente pantaneiro proporcionou a todos conhecerem e aprenderem as peculiaridades de se operar em uma região possuidora de um bioma tão diversificado. Durante o curso instrutores e alunos puderam extrair o máximo de ensinamentos sobre as Operações Ribeirinhas em ambiente pantaneiro.
Por: Da Redação