Corumbá

Em Corumbá, vereadores pedem lajotamento, iluminação, tapa-buracos, sinalização e segurança

Vereadores na sessão do dia 30 de março

 

Vereadores na sessão do dia 30 de março

Veja os requerimentos aprovados pelos vereadores na sessão do dia 30 de março.

João Lucas

Aprovou requerimentos em que solicita ao Executivo Municipal a realização de reparos no serviço de iluminação pública no bairro Padre Ernesto Sassida e na rua principal do assentamento Urucum. Requereu que seja promovido reparos no lajotamento da rua Ladário entre as ruas Dom Aquino e América e realize lajotamento na alameda Pau Rolou. Enviou solicitação, à Agetrat, para que instale placas de sinalização na rua José Orcírio Miranda dos Santos, no bairro Padre Ernesto Sassida.

Cristina Lanza

Teve aprovados, em plenário, requerimentos à Secretaria Municipal de Infraestrutura solicitando que execute operações tapa-buracos nas ruas Marechal Deodoro entre ruas Pernambuco e Bahia; na Marechal Floriano entre ruas Pernambuco e Paraná; na Minas Gerais entre 15 de Novembro e Cáceres. Enviou ofícios ao DNIT e Agetrat para que realize pintura e implante placas de sinalização na rua 21 de Setembro, no trecho que é conhecido por Anel Viário.

Marcelo Iunes

Solicitou, por meio de requerimentos, que a Secretaria Municipal de Infraestrutura promova o serviço de tapa-buracos no trecho da rua São Paulo entre 15 de Novembro e Antônio Maria Coelho, no bairro Cristo Redentor, e também na rua Minas Gerais, da 15 de Novembro até a Cáceres, e que seja refeito o asfalto da via, que devido a colocação de manilhas para escoamento de águas pluviais foi praticamente destruído. Ainda pediu que seja realizado a manutenção e o reparo das lajotas de trecho da rua General Osório, atrás da TV Morena, no Morro do Paraíso, no bairro Popular Velha.

À Prefeitura solicitou estudos para construção, no terreno onde funcionava a feira Brasbol, de uma capela municipal e ampliação do Cemitério Santa Cruz. O estudo deve ser feito caso o terreno não seja doado para a volta do funcionamento da antiga freirinha.

Solicitou que o Executivo Municipal e Secretaria Municipal de Saúde apliquem a lei federal da isonomia salarial para que os demais Profissionais de Serviço de Saúde recebam o equivalente ao Profissional de Serviço de Saúde-Dentista. De acordo com o requerimento, os dentistas recebem cerca de R$ 3.360 mensais por 20 horas semanais, enquanto que os demais Profissionais de Serviço de Saúde recebem cerca de R$ 1.900 por 40 horas semanais.

Para a Secretaria Municipal de Produção Rural solicitou que faça o serviço de automatização do poço, já existente, no assentamento Paiolzinho, que fica atrás da escola. Também pediu que instale caixas d’água para armazenamento da água retirada do poço.

À Funec pediu que providencie a liberação de quatro ônibus para que a Torcida Jovem Corumbaense possa se deslocar até Chapadão do Sul para acompanhar o jogo do Corumbaense pelas quartas de final do Estadual de Futebol da Série A.

Youssef Salla

Solicitou que Funec e Secretaria de Infraestrutura instale telas no teto do Centro Esportivo Nação Guató para evitar o acesso de pássaros, pombas especialmente. As fezes de pombos podem contaminar por fungos.

Luciano Costa

Solicitou que o Governo do Estado adote medidas urgentes de segurança pública em Corumbá, aumentando o efetivo e encaminhe pelo menos 10 viaturas para o serviço policial na cidade. Solicitou queda Secretaria Municipal de Infraestrutura faça a recolocarão do cruzeiro no cemitério municipal para o acendimento de velas.

Evander Vendramini

No requerimento pediu que Prefeitura promova, junto à Secretaria de Finanças, estudos para desmembrar lotes do total da área permitindo que se pague imposto sobre o lote específico e não sobre toda a extensão do terreno.

Doutor Sabatel

Teve aprovado requerimento para a Central dos Correios em Corumbá solicitando que, suas agências locais, cumpram alei que rege sobre o atendimento prioritário.

Requereu que a Secretaria Municipal de Infraestrutura execute a manutenção dos postes de iluminação da rua Cabral entre 15 de Novembro e Frei Mariano. Também solicitou que a Secretaria de Infraestrutura altere a metodologia das operações tapa-buracos realizadas na cidade. Atualmente, é feita a rasparem de todas as emendas asfálticas que existem no trecho e recuperam a via. Em muitas vezes deixam os espaços abertos e esse procedimento pode acarretar danos aos veículos e causar riscos desnecessários para condutores e pedestres. A via só deveria ser liberada quando estiver em reais condições de uso.

Projeto de Lei do vereador Marcelo Iunes quer criar a Campanha Antitabagismo nas escolas de Corumbá

O vereador Marcelo Iunes apresentou, na sessão ordinária de ontem, 30, um projeto de Lei que cria a Campanha Antitabagismo nas escolas públicas e particulares de Corumbá.

Segundo o autor, a campanha serve para valorizar a saúde e também alertar os estudantes sobre os males causados pelo cigarro. Pelo documento, as escolas ficam responsáveis em organizar atividades bimestralmente.

Agora, o projeto segue para análise das comissões da Câmara, que emitirão seus pareceres.

Projetos de Lei criam estacionamento de bicicletas nas escolas e alternativa de transporte público em Corumbá

Na sessão ordinária de ontem, 30, foram aprovados dois projetos de Lei do vereador Yussef Salla, relativos ao transporte da população corumbaense.
O primeiro dispõe sobre a criação de bicicletários nas escolas públicas e privadas da cidade, com o objetivo de incentivar os alunos, professores e funcionários a adotarem o meio de transporte para se dirigirem até a instituição. Em sua justificativa, o vereador apontou “o ciclismo traz grandes benefícios ao organismo, bem como reduz a emissão de gases poluentes na atmosfera”.

Já o segundo projeto de Lei cria o serviço de ônibus executivo, que integrará o sistema de transporte público do município. De acordo com o documento, micro-ônibus, dotados de uma única porta, seriam utilizados como alternativa aos ônibus, em horários limitados.

Ambos os projetos receberam pareceres favoráveis das comissões da Câmara Municipal e agora serão encaminhados para sanção do prefeito, Paulo Duarte.

 

Por: Da Redação