O município de Ladário por meio da Secretaria de Saúde, realiza neste sábado (07) de fevereiro, o dia “D” de combate contra a dengue, doença seria que pode matar, e a febre chikungunya. A data foi estabelecida pelo Ministério da Saúde e deve ocorrer em todo território nacional.
Em Ladário, a concentração será na feira livre, de sábado, entre as ruas Comandante Souza Lobo, Riachuelo e Dom Pedro II, Bairro Centro, a partir das 08h00. Estarão participando os Agentes de Endemias e Saúde, bem como os 30 Universitários do Projeto Rondon.
A ideia, conforme a Secretaria de Saúde é fazer uma blitz educativa, por meio de panfletagem e orientações para a população. “Vamos repassar todas as orientações e também convocar a população para juntos formarmos uma equipe e combater as duas doenças. Mais uma vez repito, o mosquito é doméstico”, explicou o secretário de saúde Cleber Colleone.
Só em 2014, de acordo com dados apresentados pelo Ministério da Saúde, em todo o Brasil, houve queda de 59% nos casos de dengue e 40% nas mortes provocadas pela doença.
Ladário conseguiu seguir a meta, já que só no ano passado foram registrados ao todo, 129 notificações com 12 casos confirmados. Os números são reflexos das ações desenvolvidas em todos os bairros, juntamente com o apoio dos militares da Marinha do Brasil e Exército.
Prevenção
Na próxima segunda-feira, 09 de fevereiro, a equipe da pasta, junto aos militares das duas instituições entrará em campo mais uma vez para enfrentar essa batalha. Começa em Ladário mais uma ação de combate às duas doenças.
Os trabalhos seguem até o próximo dia 13 deste mês. A ação é integrada ao Carnaval 2015 do município, que registrou três notificações e nenhum caso confirmado de dengue, assim, como o da febre Chikungunya, nas três primeiras semanas, segundo apontou o Boletim Epidemiológico do Estado de Mato Grosso do Sul.
Por: Da Redação