Por iniciativa do vereador João Lucas Martins (PP), a Câmara de Vereadores de Corumbá realizou sessão solene, na noite desta quarta-feira, para homenagear a Igreja Assembléia de Deus, que completa 70 anos na região. A solenidade foi realizada com o plenário da Casa lotado, sob a presidência do vereador Evander Vendramini Duran (PP).
Na oportunidade, o Legislativo concedeu o título de Cidadão Corumbaense ao pastor José Wellington Bezerra da Costa, presidente da Igreja Assembléia de Deus de São Paulo e grande parceiro dos projetos desenvolvidos pela comunidade evangélica de Corumbá e região. Também foram agraciadas 57 pessoas ligadas à igreja com a Medalha do Mérito Legislativo.
Presentes o representante do pastor José Wellington, que não pode comparecer, pastor Nestor Ramos; pastor João Martins, presidente da Igreja Assembléia de Deus de Corumbá; representante do prefeito Ruiter Cunha, Jonas de Lima: vereadores Marcos de Souza Martins (PT), João Lucas Martins (PP), Cristina Lanza (PT) e Roberto Façanha (PMDB); e o 1º tenente Iuri Souza Gomes, representando o Exército.
Em 1940, os primeiros pastores evangélicos a chegar em Corumbá, Eduardo Pablo Joerk e João Rodrigues, fundaram a igreja, e em 1943, com o pastor Vidal Oliveira, a comunidade ganhou a primeira sede, alugada, na rua Dom Aquino.
Povo de Deus
A cerimônia foi um reconhecimento do Legislativo ao trabalho que a Igreja Assembléia de Deus desenvolve – da evangelização às ações sociais e educacionais em favor da população fronteiriça -, destacou o presidente Evander Vendramini. O vereador Marcos Martins, falando em nome da Casa, realçou o papel preponderante da comunidade evangélica para o desenvolvimento da região.
“Recebemos o povo de Deus com muito orgulho”, disse Marcos Martins, observando que as pessoas homenageadas no ato promovem, de forma voluntária, uma das retomadas de Corumbá, que é a do amor, “sob pilares de uma sociedade que tem Deus em seus corações”. Marcos parabenizou o colega João Lucas pela iniciativa afirmando que “são ações como esta que engrandecem o Legislativo”.
Grande obra
A sessão especial foi aberta pelo presidente Evander Vendramini e, em seguida, o vereador João Lucas Martins (PT) usou da palavra e disse que o ato é histórico e representou de forma significativa para os evangélicos. Emocionado, o vereador destacou sua família, citando os pais e a esposa Larissa, apontando o Hospital Evangélico como uma das obras do pastor João Martins.
Ao usar da palavra, na sequencia, o pastor João Martins fez uma explanação sobre a trajetória de vitórias e conquistas da comunidade evangélica, quer hoje conta com uma congregação em cada bairro da cidade e de Ladário, além de 14 na Bolívia e cinco em Miranda, todas sob a direção eclesiástica da Igreja Assembléia de Deus de Corumbá, que tem mais de quatro mil fiéis.
Ação voluntária
Pastor João Martins citou como ações da comunidade o Barco Bom Pastor, que atende os ribeirinhos do Pantanal, e a escola de ensino fundamental, que funciona há 35 anos. Disse que o novo templo em construção, ampliando a atual sede da rua Cabral, centro, terá capacidade para cinco mil pessoas sentadas e é fruto do trabalho voluntário, onde cada pessoa contribui com o seu suor.
O presidente da Assembléia de Deus prestou homenagem aos vereadores Evander Vendramini e João Lucas, entregando-lhes placas comemorativas dos 70 anos da congregação. João Martins agradeceu a Câmara pela oportunidade dada a sua igreja para apresentar o trabalho de evangelização e social na cidade, contribuindo para uma sociedade mais fraterna e vivendo em paz.
Por: Da Redação