CorumbáEstado

ALL diz a Delcídio que plano de revitalização da ferrovia fica pronto em agosto

 

O senador Delcídio do Amaral (PT/MS) recebeu em audiência nesta quarta-feira, 29 de junho, em Brasília, o presidente da ALL , Paulo Basílio e o diretor de logística da empresa, Alexandre Santoro, com quem discutiu alternativas para melhorar a malha ferroviária de Mato Grosso do Sul. A empresa detém, por concessão federal, o direito de operar o ramal que vai de Bauru (SP) a Corumbá (MS).

“Expus aos diretores da ALL a necessidade de investimentos urgentes na substituição de trilhos e dormentes, aquisição de novas locomotivas e vagões e a estruturação de um projeto que permita aumentar a velocidade na linha e ampliar a capacidade de transporte de carga, adequando-a as necessidades de desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. Eles concordaram com o nosso ponto de vista e disseram que a empresa está elaborando uma proposta nesse sentido, que deverá estar pronta em agosto”, revelou o senador.

Delcídio ponderou que , a partir da revitalização da ferrovia, a produção das mineradoras instaladas em Corumbá poderia ser ampliada.

“Atualmente, praticamente a totalidade do minério de ferro, do manganês e do ferro gusa produzido em Corumbá é escoada através de barcaças que descem o Rio Paraguai e por centenas de caminhões que trafegam diariamente pelas estradas, transportando os materiais para exportação e para usinas siderúrgicas localizadas em Minas Gerais. Com a ferrovia revitalizada poderemos levar o minério diretamente ao Porto de Santos e daí aos países importadores, além de atender também a indústria nacional, com um frete muito menor e impacto ambiental bastante reduzido. São ganhos significativos em diversos aspectos, porque a produção vai aumentar, diversificaremos a economia através da agregação de valor ao que se produz em Mato Grosso do Sul, aumentaremos a oferta de empregos na região, sem falar nos benefícios indiretos que virão com o aumento da arrecadação estadual e municipal, já que o governo do estado e as prefeituras terão mais recursos para melhorar a qualidade de vida da população”, avalia o senador.

Delcídio pediu a direção da ALL que revitalize também os trilhos que chegam até o município de Maracaju.

“Esse trecho corta uma região altamente produtiva, especialmente na agricultura. Com o ramal ferroviário em boas condições, vai ser possível oferecer ao produtor a alternativa de escoar soja, milho e trigo pelos vagões da ALL, barateando o frete e aumentando a competitividade das nossas commodities”, destacou.

 

Por: Da Redação