O governador eleito Reinaldo Azambuja (PSDB) e o senador Ruben Figueiró (PSDB) se reuniram nesta terça-feira (4) com o superintendente de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Cleber Ávila, para discutir projetos para Mato Grosso do Sul. Nesta terça e quarta, Reinaldo cumpre agenda em Brasília.
Figueiró aproveitou a ocasião e solicitou a Reinaldo que dê prosseguimento a bandeiras levantadas pelo senador no Congresso Nacional. Uma das propostas de Figueiró foi o programa de substituição de pontes de madeira por concreto. “Esta proposta, inclusive consta das intenções do novo governador”, disse o senador.
No encontro no gabinete do senador, o superintendente da Sudeco firmou compromisso de colocar o programa em execução já em 2015. Em levantamento prévio realizado pela assessoria do senador junto às prefeituras há mais de mil e quinhentas pontes rurais em Mato Grosso do Sul que precisam ser substituídas por pontes de concreto.
Projetos estruturantes
O senador ainda solicitou apoio e esforço do governador eleito para a recuperação do rio Taquari, considerado um dos maiores desastres ambientais do Brasil; e a implantação de uma usina separadora de gás em Mato Grosso do Sul para aproveitar o potencial do gás que vem da Bolívia.
Recentemente a Petrobras pagou indenização de cerca de um bilhão de reais (R$ 1 bi) à Bolívia pelo “gás rico” desperdiçado, causando polêmica e indignação.
Figueiró ainda reforçou a necessidade de Reinaldo Azambuja cobrar o apoio do governo federal para implantação da Rota Bioceânica, que liga os oceanos Atlântico ao Pacífico, reduzindo em cerca de oito mil quilômetros o trajeto ao mercado asiático.
Figueiró e Azambuja ainda conversaram sobre outros temas de interesse de Mato Grosso do Sul, como o da atenção aos assentamentos rurais, política fundiária, especialmente na questão indígena e programas de saúde no Estado.
Sisfron
Em outras duas reuniões parlamentares, o governador eleito e deputado federal Reinaldo Azambuja recebeu o assessor parlamentar do Comando Militar do Oeste (CMO), Coronel Marchetti, e a prefeita de Novo Horizonte do Sul, Nilza Ramos (DEM) .
Na primeira reunião, Reinaldo foi convidado a participar do lançamento do Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras), que acontece no dia 13 de novembro. “A presença do deputado neste lançamento é de suma importância já que agora é o nosso governador eleito”, disse o militar.
Agricultura familiar
A prefeita Nilza Ramos foi buscar mais recursos para Novo Horizonte do Sul. Ela disse que existem emendas do deputado em fase de licitação que serão destinadas à compra de equipamentos que vão beneficiar um abatedouro de aves caipiras e agricultura familiar. “O investimento em maquinários para o abatedouro de aves caipira vai gerar pelo menos 100 novas vagas de trabalho e fortalecer a agricultura familiar no município”, completou.
Bancada federal
Reinaldo permanece em Brasília nesta quarta para reunião no período da manhã com a bancada federal de Mato Grosso do Sul. O objetivo é tratar do Orçamento da União e a forma pela qual os parlamentares sul-mato-grossenses poderão beneficiar o Estado na próxima gestão, sob o comando de Reinaldo.
Por: Da Redação