Acontece na terça-feira, 4 de novembro, das 18h30 às 20h30, na Associação Comercial de Corumbá, o lançamento do Sistema Integrar na cidade, através de palestra promovida pelo Sebrae com a Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems) e a Prefeitura Municipal.
“A ação é voltada para empresários, contadores, serviços públicos e demais autoridades. Apresentaremos os benefícios da ferramenta para o desenvolvimento do município”, destaca Jorge Tadeu Veneza, analista técnico do Sebrae no MS.
O Integrar é o sistema oficial da Redesim; idealizado pela Junta Comercial de Minas Gerais para coletar de forma online dados empresariais, desburocratizando assim o processo de abertura, alteração e fechamento de empresas.
Com o sistema, interessados em abrir um negócio de baixo risco em 111 municípios mineiros já conseguem fazer isso em apenas oito dias. O sucesso da ferramenta fez com que fosse adotada em outras unidades da federação.
“A ideia é fazermos funcionar aqui no estado perfeitamente em Campo Grande e Corumbá, para depois estendermos a outros 20 municípios; a maioria deles onde estão escritórios da Jucems, instituição na qual serão centralizados os procedimentos”, destaca Veneza.
Para o presidente da Jucems, Wagner Bertoli, o fato de haver um indicador de caminho a ser seguido por outros estados e a integração que o sistema promove facilitará o processo. “Aqui em MS pretendemos possibilitar esta abertura em até ou menos que uma semana, começando pela Capital e replicando o modelo a outras cidades”, garante.
Redesim
Criada em 2007, a partir da Lei Federal 11.598, a rede visa integrar os sistemas de 27 estados e sua Juntas Comerciais, além das Receitas Federal e Estadual, órgãos de fiscalização e licenciamento (como Bombeiros, Vigilância Sanitária e Meio Ambiente) e mais de 5 mil prefeituras.
A iniciativa é desenvolvida em todo o território pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, através do Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI); juntamente com o Sebrae Nacional e Governos Estaduais, representados pelas suas Juntas Comerciais.
Por: Da Redação