Ladário

Livro que retrata a culinária do Estado é lançado em Ladário

O livro de 64 páginas, ilustrado a cores, traz receitas da culinária típica de Mato Grosso do Sul mescladas com crônicas e poesias

 

O livro de 64 páginas, ilustrado a cores, traz receitas da culinária típica de Mato Grosso do Sul mescladas com crônicas e poesias
Após a cerimônia de lançamento, a escritora recebeu a todos para fotos e autógrafos

Ladário foi presenteada com o lançamento do livro “Receitas marcantes marcadas no tempo”, da escritora ladarense Sagramor Farias. O evento aconteceu às 19h dessa sexta-feira (26), no Antigo Cine Ladário, e contou com a presença de autoridades civis e militares, escritores, artistas e convidados.

Com apoio da Prefeitura Municipal de Ladário através da Fundação Municipal de Cultura, Sagramor Farias, que no momento reside em Campo Grande/MS, retornou à sua cidade natal para lançar sua última obra escrita, intitulada “Receitas marcantes marcadas no tempo”. Esse percurso de lançamento é um projeto financiado pelo Governo do Estado através do Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (FIC), previsto na LEI 2.645/2003.

O livro de 64 páginas, ilustrado a cores, traz receitas da culinária típica de Mato Grosso do Sul mescladas com crônicas e poesias. “Este livro mostra as mais variadas receitas que marcaram a minha vida, e que em prosa-poética foram edificadas no papel”, explicou a autora. Além deste último, Sagramor já escreveu outros quatro livros de poesias: “No azul dos sonhos meus”, “Fragrâncias”, “Onde estão as borboletas” (sendo este editado em Portugal através de um concurso de Livro) e “Unidas pelo nome e pela poesia” (em parceria com sua xará Sagramour Benedicto).

Durante o lançamento, a autora Sagramor Farias foi tomada pela emoção durante os tantos elogios. E não haveria outra forma de agradecimento à escritora a não ser as mais belas palavras das pessoas que tiveram o prazer de conhecê-la ao longo de sua trajetória, como fez o prefeito municipal José Antonio, durante sua fala: “Que você continue sempre brilhante, mostrando as suas raízes, mostrando aquilo que faz parte do seu ser, aquilo que você pode dividir com todos os outros brasileiros e nós ladarenses, que é essa cultura que você levou daqui e que também consegue mostrar nas suas obras”.

Na oportunidade, Sagramor relembrou quando fugiu com um “namoradinho” para o Antigo Cine Ladário (na época em que ele ainda funcionava como cinema), mas foi pega de surpresa pelo seu pai. “Aos 17 anos, estudando na escola 2 de setembro, fui incentivada por um ‘namoradinho’ a fugir da escola para virmos aqui onde antes era o cinema para assistirmos a um filme. Saímos escondidos. Até aí, tudo bem. Mas, de repente, senti alguém batendo no meu ombro… Para a minha ‘triste’ surpresa, meu pai. Olha o susto que levei! E eu só ouço aquela frase fatídica: ‘Pra casa!’. Eu não tive alternativa. Envergonhada, eu saí com meu pai, e o castigo veio logo em seguida”, contou dando risadas, se questionando como ele soube, pois naquela época, sarcasticamente, ainda não havia internet.

Para o Prefeito de Ladário, Sagramor Farias é uma grande representante da cultura ladarense na capital do estado. “Dentro das tradições da nossa Ladário, sempre existiu aquela tradição de registrarmos aquilo que nos é importante, e esse momento traz a filha ilustre de Ladário, nossa colega de escola, a nossa representante ladarense na nossa capital; traz até aqui para apresentar o seu livro, o fruto da sua história, daquilo que viveu e vive dentro de si e dos valores que trazem dentro de Ladário. É uma alegria grande estar aqui, vivendo com ela e com os amigos esse momento”, declarou José Antonio.

Após a cerimônia de lançamento, a escritora recebeu a todos para fotos e autógrafos. Esbanjou felicidade, carinho e carisma por todos. Sorridente, deixou em Ladário, assim como suas receitas descritas no livro, mais um pedaço da sua “história marcante marcada no tempo” e no coração de cada um que se fez presente. Da mesma maneira que deixou em Corumbá, na noite anterior, onde também lançou o livro.

Biografia

Ainda criança, Sagramor saiu de Ladário para estudar em São Paulo. Foi lá onde ela se casou pela primeira vez, aos 19 anos, e teve seu primeiro filho. Aos 20 anos, a artista ficou viúva. Seguindo a vida, aos 27 anos, casou-se novamente e teve mais 03 filhos.

Sua vida profissional iniciou na TV Cidade Branca/MS e na TV Vitória/ES, onde atuou como locutora. Na rádio, apresentou programas como “Romanticamente Cidade” (músicas românticas e poemas) e “Verde e Amarela” (músicas nacionais), em Corumbá/MS. Foi colunista literária em alguns jornais de Campo Grande/MS, local onde também atuou como professora estadual e municipal.

A autora pertence à Academia Corumbaense de Letras e à União Brasileira de Escritores/MS e à Associação Internacional Poetas Del Mundo. Por várias vezes, participou de congressos literários de todos os cantos do Brasil. É detentora de diversas premiações na área de Declamação e Texto Poético, e obteve o Certificado de Personalidade Feminina, prêmio de reconhecimento pela valorização da cultura e da arte, pela Prefeitura de Corumbá.

Sagramor já escreveu quatro livros de poesias: “No azul dos sonhos meus”, Uma das grandes ações que valorizam seu amor pelo o que faz, é o trabalho voluntário que presta no Instituto dos Cegos, onde realiza gravações de livros, transformando as histórias escritas em fala.

Qualificada no que faz, a ladarense já organizou eventos culturais como “Livro falado” e “Antologia I e II, de Os Poetas Falaram”, e já dirigiu vários eventos líteros-musicais nos estados onde morou. Agora, é a vez da Pérola do Pantanal receber esse grande presente.

Mais informações: sagramorfarias@blogspot.com

 

Por: da Redação