Estado

Em meio à emoção, diretoria da FETEMS toma posse nesta sexta-feira

 

O hino nacional cantado em capela na voz de Juci Ibanez, a primeira mulher sambista sólo de Mato Grosso do Sul, deu o tom da emoção que tomaria conta do auditório da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) durante a posse da nova diretoria, que aconteceu nesta sexta-feira (4).

O presidente Roberto Magno Cesar Botareli, reeleito para mais um mandato lembrou do trabalho realizado nos últimos três anos e ponderou que este é um momento de novas lutas para quem chega e de agradecimento para aqueles que estiveram no último triênio à frente dos trabalhos da entidade.

Ele citou algumas das conquistas realizadas durante a última gestão como a implementação do Piso Nacional para 20 horas no estado, 1/3 da jornada para hora-atividade, unificação da carreira de administrativos junto à Educação, recuperação dos salários dos administrativos em mais de 90% acima da inflação, aumento do prófuncionário de 5% para 10%, entre outras. “Temos muitas conquistas que comemorar, cito apenas algumas aqui, porque se formos citar tudo que já conseguimos nestes 35 anos de entidade não vou sair daqui hoje”, brincou.

Mesmo reconhecendo que a classe trabalhadora conquistou muitas coisas nestes últimos anos, Roberto pontuou que ainda há muito o que fazer e o principal desafio é a reforma da lei 87 e a implementação do Piso nacional para 20 horas em todos os municípios de Mato Grosso do Sul até o ano de 2017. “Queremos que a Lei do Piso para 20 horas seja uma realidade para todos”, disse.

Dentre outros avanços, o presidente citou o crescimento do patrimônio da entidade que em nove anos aumentou de R$ 2 milhões para R$ 15 milhões. “Isso se deve as nossas conquistas e seriedade”, afirmou.

Agradecimentos

Roberto ainda agradeceu a classe política, aos presidentes dos Sinteds, seus diretores e delegados, aos movimentos sociais e sindicais, e às mulheres, que representam 80% da classe trabalhadora da educação.

Ele também afirmou se sentir honrado em assumir mais uma vez a direção da maior entidade de classe do Mato Grosso do Sul, que hoje, representa não só a luta dos trabalhadores da educação, como de todos que sonham com uma sociedade mais justa.

A vice presidente Sueli de Veiga Melo também disse estar honrada. “Me sinto honrada em assumir mais essa tarefa aqui na FETEMS, e a assumo com muita tranqüilidade. Para mim, que comecei como professora em uma sala de aula multisseriada lá em Taquarussu e hoje está aqui é muita honra”, frisou.

Reconhecimento

Reconhecendo o trabalho da FETEMS, o presidente da CUT de Mato Grosso do Sul, Genilson Duarte, lembrou do apoio que a entidade sempre dá aos movimentos sociais e reconheceu na FETEMS uma parceira na luta por uma sociedade mais justa.

O ex-governador e vereador Zeca do PT também afirmou que a FETEMS há muito deixou de ser uma entidade que luta apenas pelo direito do trabalhador da educação e hoje representa o sonho de todos aqueles que acreditam em uma sociedade mais justa e equânime.

Ex-presidente da FETEMS, o deputado federal Antonio Carlos Biffi, também frisou o apoio que a FETEM dá para todas as entidades de classe e movimentos sociais. “Nossa entidade participa de todas as lutas sociais. A FETEMS luta pela cidadania brasileira, não ficamos apenas no corporativo. Entramos na luta das mulheres, dos negros, dos aposentados, dos índios, e de todas as categorias. Somos símbolo da luta social deste país”, frisou.

Da CNTE, Roberto Franklin Leão, também fez questão de reconhecer que a FETEMS foi muito além da luta corporativa. “A gente muda a educação e a educação muda o mundo”, salientou, lembrando que a FETEMS juntamente com outras 41 entidades filiadas a CNTE representa 2,5 milhões de trabalhadores brasileiros.

 

Por: Da Redação