Cerca de 20 reeducandas do Estabelecimento Penal Feminino Carlos Alberto Jonas Giordano se engajaram na Campanha da Solidariedade, que aconteceu no último sábado, em Corumbá.
As internas cortaram seus cabelos para confecção de perucas destinadas a pacientes com câncer. A iniciativa foi resultado de uma parceria entre a Rede Feminina de Combate ao Câncer e o estabelecimento penal. As detentas tiveram seus cabelos cortados na própria unidade penal pelos profissionais da beleza Pedrinho e Gijo que estão apoiando a causa.
Para a diretora do presídio, Anelize Lázaro de Lima, o gesto de solidariedade foi louvável. “É uma atitude de desprendimento e de amor ao próximo”, destaca.
Já assistente social da unidade prisional, Gisela Nunes, ressalta a importância do engajamento das reeducandas em ações que também envolvem toda a sociedade, no sentido de reinseri-las. “Cada vez que uma mulher reclusa participa de atividade que outra mulher livre participa, como foi o caso desta iniciativa, elas se sentem iguais e úteis”.
A reeducanda Rosângela Coura Masena, 34 anos, foi uma das doadoras. Ela conta que tem um filho de 14 anos que luta contra o câncer desde os dois anos. “Fiquei muito comovida, sei o que essas pessoas estão passando. Essa é uma forma de ajudar”, disse.
Por: Da Redação