Ladário

Ladário: 6º Semana do Meio Ambiente quer conscientizar e sensibilizar a coleta correta de resíduos sólidos

6º Semana do Meio Ambiente terá uma extensa programação

 

6º Semana do Meio Ambiente terá uma extensa programação

O município de Ladário, através da Fundação do Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural- FMADR, em parceria com a Embrapa Pantanal, deu início no final da tarde desta segunda-feira, 02 de junho, a 6º Semana dedicada ao Meio Ambiente, onde este ano, a novidade é o trabalho desenvolvido com os alunos da Rede Municipal de Ensino, por meio do concurso Ecovídeo. Estiveram presentes autoridades do município entre elas, o prefeito José Antonio Assad e Faria; Vereadora Delari Maria Ebling (PT), representando a Câmara de Vereadores; Diretor presidente da Fundação do Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Elemar Ebeling; Secretária de Educação Maria Eulina Rocha dos Santos; Pesquisadora da Embrapa Pantanal e presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Condema, Sandra Mara Araujo Crispim.

Abertura do evento aconteceu na Câmara de Vereadores de Ladário

Na oportunidade o prefeito José Antonio Assad e Faria, falou da importância das comemorações no município. “O primeiro passo para uma população consciente é a educação ambiental, através disso iremos conseguir preservar o meio o qual vivemos. Além disso, em nosso município, tínhamos uma área que servia de depósito de lixo e até mesmo cadáveres, porém, foi necessário estudos, onde hoje, podemos trabalhar para transformar esse local, Apa Baía Negra (Codrasa), em um verdadeiro Santuário Ambiental Ecológico dentro de Ladário”, falou.

Durante cinco dias, acontecerão atividades relacionadas ao evento, que tem como foco conscientizar e sensibilizar a coleta correta de resíduos sólidos, levando e envolvendo toda a comunidade sobre questões ambientais, focados na temática do lixo.

Serão realizadas também palestras para os alunos da Reme, abordando os mais variados temas ambientais, desde gestão de resíduos sólidos, conservação dos recursos hídricos, a arborização nas ruas das cidades, dentre outros. Os pesquisadores da Embrapa/Pantanal, professores e alunos da UFMS e IBAMA, levarão as temáticas durante as visitas nas escolas, com solução para os problemas ambientais, mostrando como a população deve ajudar na preservação.

“É um semana o qual deveremos focar os nossos trabalhos na educação ambiental. Para este ano, o projeto Ecovídeo ganhou vida e través dele, queremos despertar a curiosidade e também a parceria com toda comunidade escolar, bem como a população, aliada importante nesta causa”, disse a Bióloga e Diretora de Gestão e Controle Ambiental da Fundação do Meio Ambiente, Ligia Lopes Teixeira.

Durante a abertura da 6º Semana do Meio Ambiente, o público pode acompanhar uma palestra com o tema “Gestão Ambiental no Trabalho Público- Como Exemplo a Embrapa Pantanal”, ministrada pelo pesquisador da instituição Fábio Galvani.

Palestrante da noite, o pesquisador Fábio Glvani

Projeto Ecovídeo

Um projeto vem ganhando espaço e atenção das crianças e jovens, o concurso Ecovídeo, onde a proposta é envolver a comunidade escolar, fazendo com que os próprios alunos elaborem um projeto com o tema- “Como transformar sua escola e o seu entorno em um espaço sustentável”. Haverá premiação para o vídeo vencedor, onde será entregue no dia 06 de junho, no antigo Cine Ladário, às 16 horas.

Dentro da programação também acontece uma ação que mobilizará toda a comunidade, do bairro Boa Esperança (SEAC) com o tema “Campanha contra o lixo”, que está em sua terceira edição e conta com a parceria da empresa Granel Química. A ação acontecerá no sábado (07). A programação completa está disponível através do site www.ladario.ms.gov.br.

 

Por: Da Redação