Notícias

Ladário imunizou 73% das quatro mil pessoas que devem tomar a vacina contra H1N1; campanha segue até dia 16

Ladário estende Campanha contra H1N1 até a próxima sexta (16)

 

Ladário estende Campanha contra H1N1 até a próxima sexta (16)

Ladário é o segundo município de Mato Grosso do Sul, a chegar próximo aos 100% das pessoas que devem se imunizar contra a Gripe H1N1, durante a 16° edição da Campanha, do Ministério da Saúde, que acontece em todo o território nacional. Com 3 mil pessoas vacinadas até o momento, o que corresponde 73,40% da meta alcançada, das 4.088 que devem tomar a dose da vacina, em Ladário, a campanha, que foi prorrogada, deverá se estender até o dia 16 de maio no município.

“Prorrogar a campanha fica a critério dos municípios, como estamos próximos da meta da secretaria de saúde, vamos atender até essa próxima semana. Realizamos ações como vacinação no Pronto Atendimento, associação de idosos, vacinação do período noturno no ESF Erico Valle, mutirão de vacinação para pacientes acamados e até mesmo no dia “D”, quando vacinamos 688 pessoas. Mesmo sendo considerado um número agradável, alertamos aos moradores para que eles possam ter a responsabilidade de se imunizar. A vacinação é de extrema importância, é importante se atentar nas datas e horários, assim, como os locais de vacinação”, diz a coordenadora de imunização da Secretaria de Saúde, Simone de Araujo Roca Fernandes.

Já na próxima segunda-feira, 12 de maio, segundo a Simone, a equipe da Secretaria de Saúde, se deslocará até a as CEMEI (Centros Municipal de Educação Infantil), onde a meta nestes locais é aplicar a doses contra H1N1 para as crianças entre 06 meses a 2 anos- que correspondem a 622 e as de 2 a 4 anos- 1.097. Apenas os profissionais da saúde conseguiram atingir a meta que é de cem por cento, seeguidos das crianças com 1077 vacinadas (62%); gestantes 204 (66%); idosos 1,2 mil (78%); púerperas 43 (84%).

“Mesmo estando com números favoráveis, queremos atingir os 100%. E dessa forma, vamos realizar ações como essas, assim, como foi feita durante a Campanha em nosso município”, completou Roca.

Até a próxima sexta-feira (16) durante a campanha, as pessoas poderão se direcionar até a ESFs (Estratégia de saúde da Família) Erico Valle- das 13h00 às 19h00; João Fernandes; Romeu Albaneze; Tamandaré, sendo estas, atenderão das 08h00 às 10h00 e no período da tarde das 14h00 às 16h00. A Unidade Mista de Saúde também estará disponibilizando a vacina das 07h30 às 10h30 e 13h30 às 16h30.

Pessoas que devem se imunizar

Deverão tomar a vacina, pessoas idosas a partir dos 60 anos; crianças entre 06 meses e menores de 5 anos de idade; gestantes; profissionais da saúde; indígenas; pessoas com doenças crônicas: Cardíacas, hipertensas, diabéticas, pessoas com problemas renais, respiratórios, hepáticos, transplantados, obesidade mórbida, imunudeprimidos (Lúpus/HIV), Púérpuras (mulheres com ate 45 dias após o parto).

As pessoas consideradas no grupo de doentes crônicos não correspondem à meta, segundo o Ministério da Saúde, porém, devem ser imunizados. “Eles não estão na meta, porém, devem tomar a vacina e na hora devem estar munidos com documento pessoal, uma prescrição médica, assim, como as mulheres puérpera, que deverão estar com documento do período de internação hospitalar ou certidão de nascimento da criança”, finalizou Simone.

 

Por: Da Redação