José Antonio participa de encontro para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico em Ladário
O prefeito José Antonio Assad e Faria, juntamente com toda a sua equipe de governo, acompanhou a apresentação do Plano Municipal de Saneamento Básico e do Plano Municipal de Resíduos Sólidos, através do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Integrado das Bacias dos rios Miranda e Apa (Cidema), na tarde desta quarta-feira, 07 de maio, na sede da Sociedade Selecta Caritativa e Humanitária de Ladário (S.S.C.H).
Durante o evento foram apontadas algumas questões, que serão levantadas de forma detalhada a partir de um estudo, revelando assim, um diagnóstico dos trabalhos que deverão ser desenvolvidos na região. “A nossa proposta é captar em detalhes todos os aspectos positivos e negativos, onde desde então estaremos, através desses estudos conseguindo desenvolver os trabalhos, que não apenas beneficia o município, como também atenderá de imediato toda a população”, diz a engenheira sanitarista ambiental e coordenadora da elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico e de resíduos Sólidos, Regina Duarte.
Já o chefe do executivo ladarense apontou como uma forma de avanço para a cidade e que isso irá contribuir para o desenvolvimento desta localidade, assim, como a aceitação do município, junto aos outros que compõe o consórcio.
“Com a inclusão de Ladário no Consórcio, não apenas conseguimos a redução dos gastos em relação à elaboração do Plano proposto, como também irá permitir que a nossa cidade possa captar recursos do governo federal, já que o município que não tiver seu plano elaborado até agosto, não poderá receber recursos oriundos do governo, para saneamento básico, permitindo-nos a elaboração de inúmeros projetos futuros.”, falou.
O Plano de Saneamento Básico não será em definitivo, porém, haverá o acompanhamento da equipe há cada quatro anos. O processo de criação do Plano Municipal de Saneamento Básico teve início no ano de 2013, e integram o consorcio15 cidades do Estado.
O secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Jorge de castro, destaca que este é o momento em que toda a sociedade organizada, instituições governamentais e não governamentais devem discutir profundamente os problemas relativos relacionados ao abastecimento de água, tanto da sua qualidade quanto da quantidade, da destinação dos resíduos sólidos mais diversos, esgotamento sanitário e os problemas de drenagem de águas pluviais, aspectos esses, que tanto impactam o município de forma negativa .
“Ladário se alinha neste momento a uma política do governo federal, onde municípios que tenham interesses e demandas em comum, trabalhem em sistemática de consórcio, facilitando assim, a execução de projetos com melhor qualidade e redução de custos, possibilitando a inclusão em programas federais já existentes daquilo que o município necessita para melhorar a qualidade de vida da população”, explicou de Castro.
A partir de agora a equipe comandada pela Regina Duarte, irá confrontar as informações dos órgãos federais, estaduais e municipais e ir a campo para consolidar os dados que serão posteriormente apresentados em uma Audiência Pública, onde mais uma vez, a população e demais órgãos poderão se manifestar.
A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos estará aberta a receber contribuições relacionadas ao Plano Municipal de Saneamento Básico e do Plano Municipal de Resíduos Sólidos.
Por: Da Redação