Encontro discute Projeto da Banda de Percussão e ornamentação de eventos culturais em Ladário
A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) juntamente com a Fundação de Cultura de Ladário, realizou na manhã desta terça-feira, 29 de abril, uma reunião com o intuito de discutir a reativação da Banda de Percussão Municipal da Fundação de Cultura para trabalhar a musicalidade e cultura com as crianças e adolescentes dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos (SCFV), do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Outro Projeto discutido foi o da confecção de ornamentos para os eventos culturais do calendário municipal, focando a festa de São João, que será realizada nos dias 23 e 24 de junho.
A reunião aconteceu no órgão gestor da SMAS, na sala do secretário municipal de assistência Social Alexandre Ramos de Ohara, onde foram discutidas problemáticas, bem como o espaço em que será realizado o projeto da banda de percussão, recursos para o vigor do mesmo, período de atuação, transporte dos grupos integrantes, atividades culturais a serem trabalhadas com esse público e a data de lançamento.
Segundo o Secretário Alexandre Ohara, o lançamento da banda de percussão dos projetos sociais do município de Ladário está previsto para o dia 12 de maio, e terá a participação de aproximadamente 40 adolescentes do SCFV.
“A reunião contribuiu para esclarecer o projeto de modo a colocá-lo em prática já no mês de maio. Também foi essencial no sentido de discutir a organização da estrutura da banda e conversar com o instrutor que ensinará as nossas crianças do CRAS. Esse projeto tem como objetivo não apenas ensinar percussão musical às crianças, mas também fazer um trabalho cultural”, falou Alexandre.
Já o instrutor de banda de percussão Luiz Ewerton Clink Granja, que também participou da reunião, aceitou o convite da Assistência com muita alegria. “Trabalho há 26 anos, com banda e percebemos a importância de estimular esta prática típica de cidades interioranas proporcionando a socialização entre comunidade, nosso intuito é fomentar essa prática para que jovens se motivem a criar novas bandas”, diz.
Quanto às ornamentações do evento municipal da Festa Junina, a Fundação de cultura contará com dez artesãs do projeto Geração de Renda do CRAS, unidade gerenciada pela Assistência Social, e dez artesãs moradoras da região do CODRASA que começarão a confeccionar parte dos adornos do evento no mês que vêm a serem concluídas até o início do mês de junho.
“A reunião nos permitiu definir as ações a serem realizadas ao longo do ano por meio do projeto e das ornamentações dos eventos do calendário cultural. E também a questão de trabalharmos com esses jovens em vulnerabilidade através de ações culturais”, explicou a Diretora Presidente da Fundação de Cultura de Ladário, Wanessa Rodrigues.
Estiveram presentes o Coordenador do CRAS, Elvis Augusto Souza da Rocha, a Coordenadora do Centro de Referência Especializado da Assistência Social Arizone Dy Andrade Salles, o Orientador do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de 06 a 14 anos Alexandre Orichuella, a Gestora de Finanças Alessandra Marques de Oliveira e Diretora de Fomento e Promoção Cultural Laura Helena Ribeiro.
Por: Da Redação