Foram reiniciadas em Campo Grande nos dias 22 a 25 de abril, os encontros de formação dos Orientadores de estudos que visa o aperfeiçoamento das práticas de professores alfabetizadores no município de Ladário. Esse encontro é referente ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) voltado para os professores que trabalham com meninos e meninas de 06 a 08 anos do Ensino Fundamental, que possibilita refletir sobre o currículo nos anos iniciais do Ensino Fundamental, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento nas áreas da leitura, escrita e matemática.
Neste ano, Ladário conta com duas Orientadoras de Estudos, sendo elas, as professoras Candelária J. Mota Silva e Janaína Salles M. Pereira, onde juntas realizam formações diretas com os educadores e acompanham sistematicamente nas escolas, ações propostas nos encontros.
A coordenação do programa no município tem como responsável, o professor Marcelo Rondon, que esteve no ano de 2013 trabalhando diretamente na formação dos professores do 1º ao 3º anos das escolas municipais.
De acordo com o coordenador, o curso possibilita inovar a dinâmica, dar um outro olhar nos trabalhos desenvolvidos no município, “através disso, podemos planejar e repensar a nossa prática pedagógica. Os encontros propiciam momentos de reflexão, troca de experiências que fortalecem a identidade do professor alfabetizador. Considerando as diversidades encontradas em nossas escola, essa formação de certa forma, pretende valorizar a criança na sua individualidade respeitando a sua forma de aprender e o ritmo que necessita. Acredito que esse é o caminho para uma educação de qualidade”, diz Marcelo.
Ainda conforme ele, Ladário vive um processo de construção e mudanças de posturas frente aos alunos. “Nossas escolas precisam ter bem claro a proposta política e pedagógica para que possamos formar uma rede de reflexão permanente a cerca da alfabetização de nossas crianças que frequentam o ciclo de alfabetização, assim, como toda a equipe da educação”, completou.
Hoje, 29 professores estão cadastrados no programa, distribuídos em 07 escolas, atendendo mais de 700 alunos no ciclo de alfabetização, o que demonstra a grande responsabilidade do município com a realização das formações e acompanhamento dos professores alfabetizadores da Rede de ensino de Ladário.
Por: Da Redação