Ladário

Professores de Ladário participam de encontro em Campo Grande

Professores durante encontro que aconteceu na cidade de Campo Grande

 

Professores durante encontro que aconteceu na cidade de Campo Grande

Foram reiniciadas em Campo Grande nos dias 22 a 25 de abril, os encontros de formação dos Orientadores de estudos que visa o aperfeiçoamento das práticas de professores alfabetizadores no município de Ladário. Esse encontro é referente ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) voltado para os professores que trabalham com meninos e meninas de 06 a 08 anos do Ensino Fundamental, que possibilita refletir sobre o currículo nos anos iniciais do Ensino Fundamental, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento nas áreas da leitura, escrita e matemática.

Neste ano, Ladário conta com duas Orientadoras de Estudos, sendo elas, as professoras Candelária J. Mota Silva e Janaína Salles M. Pereira, onde juntas realizam formações diretas com os educadores e acompanham sistematicamente nas escolas, ações propostas nos encontros.

A coordenação do programa no município tem como responsável, o professor Marcelo Rondon, que esteve no ano de 2013 trabalhando diretamente na formação dos professores do 1º ao 3º anos das escolas municipais.

De acordo com o coordenador, o curso possibilita inovar a dinâmica, dar um outro olhar nos trabalhos desenvolvidos no município, “através disso, podemos planejar e repensar a nossa prática pedagógica. Os encontros propiciam momentos de reflexão, troca de experiências que fortalecem a identidade do professor alfabetizador. Considerando as diversidades encontradas em nossas escola, essa formação de certa forma, pretende valorizar a criança na sua individualidade respeitando a sua forma de aprender e o ritmo que necessita. Acredito que esse é o caminho para uma educação de qualidade”, diz Marcelo.

Ainda conforme ele, Ladário vive um processo de construção e mudanças de posturas frente aos alunos. “Nossas escolas precisam ter bem claro a proposta política e pedagógica para que possamos formar uma rede de reflexão permanente a cerca da alfabetização de nossas crianças que frequentam o ciclo de alfabetização, assim, como toda a equipe da educação”, completou.

Hoje, 29 professores estão cadastrados no programa, distribuídos em 07 escolas, atendendo mais de 700 alunos no ciclo de alfabetização, o que demonstra a grande responsabilidade do município com a realização das formações e acompanhamento dos professores alfabetizadores da Rede de ensino de Ladário.

 

Por: Da Redação