Ladário

No CRAS, encontro reúne famílias cadastradas no Bolsa Família em Ladário

1.542 famílias estão cadastradas no programa em Ladário

 

1.542 famílias estão cadastradas no programa em Ladário

A secretaria municipal de Assistência Social (SMAS) de Ladário por meio do Centro de Refência da Assistência Social (CRAS) realizou na tarde desta quinta-feira, 27 de março, uma Reunião de Abertura do Grupo de Trabalho das Condicionalidades, com 42 famílias cadastradas no programa do Governo Federal, em Ladário.

O intuito da reunião é trabalhar junto às famílias beneficiárias do programa Bolsa Família, temas relativos do programa, e as consequências destas, tal como a advertência , o bloqueio e até mesmo a suspensão do benefício.

“Para que o benefício do Bolsa Família aconteça é de extrema necessidade que as famílias cumpram as condicionalidades como vacinação e acompanhamento de peso de crianças de 0 a 7 anos, gestantes com acompanhamento pré-natal e nutricional, frequência e permanência na escola de crianças e adolescentes. E estamos com problemas de descumprimento dessas condicionalidadese e é em sentido disto que essas reuniões são feitas, para que as famílias reflitam a respeito e assumam esses compromissos”, informou o Secretário de Assistência Social, Alexandre Ramos de Ohara.

Prestando atenção nas orientações, Olendina de Souza Pereira Rojas, que está cadastrada no Bolsa Família, afirmou que esse encontro garante as famílias maiores informações e também orienta a cada um, sobre como permanecer dentro do programa. “Prestar atenção e seguir a risca todas as informações para continuar recebendo o beneficio”, informou.

A reunião aconteceu no CRAS. Segundo a Técnica Responsável pelo projeto, Flávia Souza Morais Sala da Silva a importância desse grupo é referente a manutenção do benefício para as famílias.

“Se as famílias cumprirem as condicionalidades impostas pelo programa bolsa família não receberão advertência e não terão futuramente seus benefícios bloqueados, suspensos ou cancelados. Além disso, serão ainda realizados encontros quinzenais com duração de uma hora e meia, onde as famílias serão acolhidas, participarão de dinâmicas, palestras, orientações de parceiros da rede e o encontro será finalizado com um lanche.” – Declarou a Técnica.

Atualmente o Bolsa Família, tem 1.542 famílias cadastradas, em Ladário, o que representam aproximadamente 9 mil pessoas no município que recebem o beneficio. As condicionalidades são os compromissos assumidos tanto pelas famílias beneficiárias do Bolsa Família, quanto pelo poder público para ampliar o acesso das mesmas a seus direitos sociais básicos.

 

Por: Ra Redação