Ladário

Zona Rural: Transporte Escolar volta a circular em regiões danificadas pelas chuvas em Ladário

Trechos conhecidos como “travessões” receberam manutenção para a trafegabilidade do Transporte Escolar no PA 72

 

Foi realizada a recuperação de 1,5 km (1.600 metros) do trecho da via que liga o PA 72
Trechos conhecidos como “travessões” receberam manutenção para a trafegabilidade do Transporte Escolar no PA 72

Por conta das fortes chuvas, que atingiram a região de Ladário nos últimos dias, a trafegabilidade em dois trechos, conhecidos como “travessões”, da área do projeto Assentamento 72, localizada na Zona Rural da cidade, ficou intransitável. Para manter a segurança dos alunos, o transporte escolar foi interrompido por alguns dias nessa localidade. Porém, o município de Ladário, através da Secretaria de Educação e a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, já regularizaram a situação, o transporte escolar, voltou a operar normalmente desde a última quarta-feira (26).

“Era arriscado manter a circulação do transporte escolar nesta localidade, por conta das áreas danificadas pelas chuvas. O que fizemos foi esperar amenizar esse período de chuvas. Enquanto o ônibus não circulava nestas áreas, a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos foi acionada para realizar as intervenções necessárias na via que dá acesso a Zona Rural do município. O transporte escolar, já voltou a operar normalmente, garantindo maior segurança aos usuários”, explicou a Secretária de Educação, Maria Eulina Rocha dos Santos.

Durante este período foi realizada a recuperação de 1,5 km (1.600 metros) do trecho da via que liga o PA 72, a Zona Urbana de Ladário, através de revestimento primário “cascalhamento” para a correção e manutenção do eixo rolante para perfeita acessibilidade ao transporte escolar e o escoamento da produção dos pequenos produtores locais também.

“Alguns anos atrás, por conta das chuvas, a comunidade ficava isolada, sem comunicação. Após longos trabalhos, a prefeitura de Ladário conseguiu realizar avanços nessa região. Nesses dois trechos já foram feitos as manutenções necessárias e o transporte escolar está operando normalmente. As nossas equipes estão de prontidão para qualquer problema proporcionando mais conforto aos moradores e usuários das estradas de terra da localidade”, informou o gerente da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos Aires Alberto da Fonseca.

Diariamente, mais de 500 alunos são atendidos pelos ônibus escolares disponibilizados pela Secretaria Municipal de Educação de Ladário, por meio do Departamento de Transportes. Gerentes de transportes, motoristas e monitores cuidam da locomoção diária das crianças. Um ônibus é responsável pelo transporte de 44 alunos das regiões do PA 72 e da Apa Bahia Negra (Codrasa).

Ladário também disponibiliza um veículo escolar, que reforça a frota do município, com equipamentos especiais para uso de crianças com necessidades educacionais especiais. Trata-se de um ônibus, com capacidade para 48 lugares, com plataforma móvel elevatória e uma cadeira de rodas a bordo.

“Os nossos veículos, não só reforçam a frota escolar, como oferecem maior acessibilidade e conforto aos alunos cadeirantes. A educação é prioridade desta administração”, finalizou Eulina.

 

Por: Da Redação