A Vale está promovendo nova rodada de curso voltado para a elaboração de projetos sociais. O objetivo é preparar instituições sem fins lucrativas para desenvolverem projetos mais bem estruturados e com maiores chances de captarem recursos de financiadores. Cerca de 60 pessoas de 30 entidades de Corumbá e Ladário estão participando das aulas em duas turmas.
As aulas são conduzidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), durante três dias. Entre os temas abordados estão a fundamentação e o planejamento dos projetos, tais como identificação do público-alvo e dos objetivos e o estabelecimento de metas, orçamentos e cronograma de execução. Os participantes tiveram acesso a ferramentas que auxiliam na identificação de oportunidades existentes na comunidade e no alinhamento das exigências do mercado.
As lições poderão ser usadas para melhorar aspectos técnicos dos projetos e torná-los mais claros para o público externo, principalmente para os potenciais financiadores. Quanto mais estruturado um projeto, maiores são as chances de ele sair do papel e contribuir efetivamente com a comunidade.
“Com o curso surgiram muitas ideias de como podemos mapear projetos que contemplem as necessidades das pessoas que atendemos, os conhecimentos aprendidos nos ajudarão muito em nosso planejamento”, afirmou a participante Eliane Silva da Costa, voluntária do Departamento e Ação Social Pão e Vida, localizado no bairro Nossa Senhora de Fátima.
Cursos
Desde 2012, a Vale tem promovido ou apoiado curso para elaboração de projetos de várias áreas. Além de cursos de projetos sociais foram realizadas também capacitações para produção de projetos culturais e esportivos de acordo com as leis de incentivo ligadas a esses temas.
Por: Da Redação