Ladário

Encontro reforça as condicionalidades do Bolsa Família em Ladário

Encontro aconteceu no auditório da SSCH de Ladário

 

Encontro aconteceu no auditório da SSCH de Ladário

Os gestores e secretários escolares da cidade de Ladário, participaram de um encontro com a coordenadora estadual do Bolsa Família na Educação do Mato Grosso do Sul, Valesca Jovê Cesar Naime. Em pauta estava a orientação quanto ao procedimento dos formulários e a freqüência escolar dos beneficiários do Programa, dentro das Escolas da Rede Municipal de Ensino de Ladário.

Atualmente o Bolsa Família, tem 1.542 famílias cadastradas, em Ladário, o que representam aproximadamente 9 mil pessoas no município que recebem o beneficio, do Governo Federal, com o propósito de ajudar na renda familiar. As condicionalidades são os compromissos assumidos tanto pelas famílias beneficiárias do Bolsa Família, quanto pelo poder público para ampliar o acesso das mesmas a seus direitos sociais básicos.

“Todos os cadastrados devem obedecer aos critérios propostos pelo programa. Além disso, o poder público tem que trabalhar oferecendo serviços públicos de saúde, educação e assistência social para todos os cadastrados, inclusive acompanhando a frequência de cada criança na sala de aula”, informou a coordenadora do programa na educação do MS.

Para a secretaria de Educação Maria Eulina Rocha dos Santos, a reunião foi de suma importância, pois representa um trabalho intersetorial. “Estamos estreitando o regime de colaboração com o intuito não só de monitorar o Bolsa Família, como também efetivar o programa como qualidade a que é de direito. Esses momentos são fundamentais para melhorar a gestão do programa”, falou.

As condicionalidades do Bolsa Família, trabalha na área da Educação, Saúde e Assistência Social. Na Saúde, as atividades são direcionadas a crianças entre 0 à 06 anos de idade, que realizam o acompanhamento do cartão de vacinação e o crescimento e desenvolvimento, além das mulheres que também devem realizar acompanhamento médico.

Já na Assistência Social, os trabalhos são desenvolvidos com a participação em Programas Sociais, como o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, atendendo crianças entre 06 à 14, 15 à17 anos e idosos, dentro do Programa Bolsa Família.

Participaram do evento o Secretário de Assistência Social Alexandre Ramos de Ohara, a gestora do Bolsa Família em Ladário, Jaciane Nunes; a coordenadora do programa na educação do município Silvia Romero e Hellen dos Santos Paraba, coordenadora do Bolsa Família na área da saúde.

 

Por: Da Redação