CorumbáLadário

Operação Amazônia Azul: Marinha do Brasil realizará Parada Naval no dia 22

Navios do Comando da Flotilha de Mato Grosso em Parada Naval

 

Navios do Comando da Flotilha de Mato Grosso em Parada Naval

A Marinha do Brasil por meio do Comando do 6° Distrito Naval realizará no dia 22 de fevereiro uma parada naval com os navios do Comando da Flotilha de Mato Grosso, embarcação do Serviço de Sinalização Náutica do Oeste e lanchas da Capitania Fluvial do Pantanal. O desfile dos meios que marca o encerramento da Operação Amazônia Azul 2014 acontecerá no Porto Geral de Corumbá às 16h. A população terá a oportunidade de presenciar os navios da Marinha do Brasil em desfile nas águas do Rio Paraguai.

Realizada pela Marinha do Brasil (MB), sob a coordenação do Comando de Operações Navais, a operação tem como objetivos principais: intensificar a fiscalização do cumprimento de leis e regulamentos e reprimir ilícitos de toda ordem nas Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB), além de servir como preparação para a atuação da Força Naval na Copa do Mundo FIFA 2014.

Participam da Operação cerca de 30 mil militares, 60 navios, 15 aeronaves e diversas embarcações das Capitanias dos Portos, distribuídos por todo litoral nacional além das águas interiores.

Durante a operação, os navios e embarcações da Marinha realizam ações de patrulha e de inspeção naval na Amazônia Azul, rios e lagos brasileiros. Os Fuzileiros Navais atuarão na defesa de portos, terminais petrolíferos de interesse e plataformas de petróleo.

Na área do Comando do 6° Distrito Naval estão sendo realizadas Operações de Patrulha e Inspeção Naval, Fiscalização e Controle do Tráfego Fluvial, Esclarecimentos e Ação de Presença na calha do Rio Paraguai entre a Foz do Rio Apa (Km 932,3) e a cidade de Cáceres-MT (Km 2184), assim como Levantamento Hidrográfico nas proximidades de Cáceres-MT e Manutenção do balizamento do Rio Paraguai, entre as cidades de Ladário-MS (Km 1515) e Cáceres-MT (Km 2184).

O Com6DN emprega na Operação navios, embarcações, helicópteros e tropas de fuzileiros navais. Dentre os meios empregados, destacam-se: o Monitor “Parnaíba”; o Navio Transporte Fluvial “Paraguassu”; os Navios-Patrulha “Penedo”, “Piratini”, “Poti” e “Pirajá”; o Aviso de Transporte Fluvial “Piraim”; o Navio de Apoio Logístico Fluvial “Potengí”; a Embarcação de Apoio Fluvial “Leverger”, Lanchas de Apoio ao Ensino, Lanchas Patrulha e botes. Dois Helicópteros UH-12 “Esquilo”.

Neste período, o Com6DN ainda utiliza, o Navio de Assistência Hospitalar “Tenente Maximiano”, em Ações Cívico-Sociais direcionadas às populações carentes na calha Rio Cuiabá até a cidade de Cuiabá-MT, disponibilizando atendimento médico e odontológico.
Na área do Com6DDN participam órgãos e agências extra Marinha do Brasil, como Polícia Federal, Receita Federal, IBAMA, Polícia Militar Ambiental, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, um adestrador e um cão farejador da Força Nacional de Ponta Porã-MS; além de dois oficiais da Marinha Boliviana.

 

Por: Da Redação