Nossa Senhora da Candelária, padroeira de Corumbá, foi homenageada neste domingo, 2 de fevereiro, com uma missa solene celebrada pelo padre Fábio Vieira, na Igreja Matriz, que leva o nome da Santa.
A celebração contou com as presenças das autoridades civis e militares, entre elas a vice-prefeita e diretora-presidente da Fundação de Cultura de Corumbá, Márcia Rolon, do contra-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, comandante do 6º Distrito Naval, e o general de brigada Pedro Paulo de Mello Braga, comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira Ricardo Franco.
Durante a missa, o padre Fábio destacou a importância de Nossa Senhora da Candelária para a cidade. “É Ela quem nos mostra o caminho da luz que ilumina a nossa cidade. Candelária vem de candelabro, que carrega a luz”, explicou o pároco durante a homilia.
Localizada no Centro de Corumbá, a igreja que leva o nome da padroeira foi construída em 1885 pelo pregador imperial e Vigário da Vara, Frei Mariano de Bagnaia. o templo foi inaugurado em 1887, com solenidade do ritual romano, e está incluida no PAC das Cidades Históricas para ser restaurada.
Quermesse
Após a missa foi aberta a quermesse que permanece durante todo o dia. Às 15h será celebrada a missa dos enfermos. Para as 18h30 está marcada a procissão luminosa com saída da capela de Caacupê, até a Matriz de Nossa Senhora da Candelária, onde acontece uma missa solene, comandada pelo bispo diocesano Dom Martinez Álvarez. As celebrações estão a cargo da Diocese de Corumbá em parceria com a Prefeitura Municipal.
Por: Da Redação