Ladário

Ladário: Inscrições para aula de confecção da Viola de Cocho começam na terça

 

Com intuito de manter viva a cultura de um instrumento que encanta moradores e até mesmo os turistas que visitam a região do Pantanal, indo desde a fabricação até o modo de tocar, o “Seu” Sebastião irá ministrar uma oficina de Confecção da Viola de Cocho. As atividades acontecem através do Microprojetos Pantanal, por meio da Funarte. Os interessados devem realizar as inscrições a partir desta terça-feira, 04 de fevereiro.

O projeto tem o objetivo de ensinar jovens entre 18 e 29 anos, na fabricação do instrumento, tradicional na região do Pantanal, possibilitando desta maneira, as gerações presentes e futuras a preservarem o que se tem de mais precioso, a história do povo pantaneiro. O artista foi contemplado com o prêmio de Onze mil, para a realização de oficinas, ensinando e perpetuando os conhecimentos tradicionais para que sejam colocados em prática a confecção das violas.

“Com a oficina, esses jovens também poderão ter uma geração de renda futura, já que eles aprenderão como se faz uma viola de cocho. Claro, que o mais importante, para eles, é saber a história de seu povo e ajudar a manter viva essa cultura”, afirmou o artista.

As aulas terão duração de dois meses e serão realizadas com auxilio de um outro Cururueiro, na casa do artesão, localizada na rua Afonso Pena, bairro Almirante Tamandaré.

“Apesar de limitadas, todos devem se atentar a oportunidade da Confecção da Viola de Cocho. Além de importante, ajuda na preservação da história do município e também tem o intuito de levar o conhecimento do instrumento a gerações futuras”, falou a presidenta da Fundação de Cultura de ladário, Wanessa Rodrigues.

As inscrições devem ser feitas na sede da Fundação de Cultura de Ladário, na Avenida 14 de Março. As vagas são limitadas, e terminam no dia 28 de fevereiro. Todos os candidatos deverão estar munidos de documentos pessoais como RG; CPF e comprovante de residência.

 

Por: Da Redação