CorumbáEstadoLadário

Capitania Fluvial do Pantanal intensifica Inspeção Naval em 2014

 

Com a chegada do verão, recesso escolar e festas de fim de ano, as praias, lagoas e rios brasileiros são tomados por amantes de atividades de esporte e recreio além de banhistas e pessoas em busca de lazer e descanso. Com isso as Organizações Militares do Sistema de Segurança do Tráfego Aquaviário – SSTA – intensificam suas atividades de orientação e fiscalização nas águas jurisdicionais brasileiras. No oeste do país a situação não é diferente.

Sob o Comando do 6° Distrito Naval, sediado em Ladário – MS, a Capitania Fluvial do Pantanal localizada em Corumbá – MS e suas organizações subordinadas trabalham diuturnamente para o correto ordenamento fluvial nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Além da Capitania, a Delegacia Fluvial de Cuiabá, em Cuiabá – MT, a Agência Fluvial de Cáceres, em Cáceres – MT, e a Agência Fluvial de Porto Murtinho, em Porto Murtinho – MS, corroboram com a manutenção da segurança nos rios e lagoas do pantanal e demais águas interiores da jurisdição do 6° Distrito Naval.

Com a atividade de inspeção naval foram registradas durante todo o ano de 2013 na região 3.283 abordagens à embarcações, sendo que destas 236 foram notificadas por irregularidades apuradas.

Até o dia 29 de janeiro de 2014 já foram abordadas na mesma área 399 embarcações, em decorrência de uma intensificação da inspeção naval às atividades de esporte e recreio. Com mais horas de fiscalização nas águas, os militares do SSTA fortalecem a educação e divulgação das normas da autoridade marítima sobre a salva guarda da vida humana nas águas, prevenção da poluição hídrica e segurança do tráfego aquaviário.

 

Por: Da Redação