O ano de 2013 projetou nacionalmente o Instituto Moinho Cultural. Pela primeira vez na história a Companhia Juvenil de Dança se apresentou em duas capitais – Campo Grande e Rio de Janeiro. Em Campo Grande participou do Projeto CenaSom, no teatro Aracy Balabalian. E no bicentenário teatro João Caetano, no Rio, dia 15 de dezembro, remontou o espetáculo Luna do Moinho in Concert 2011. E para coroar um ano de realizações, o instituto ganhou a Menção Honrosa do Prêmio Itaú-Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).
Selecionado em primeiro lugar entre 206 concorrentes da região Centro-Oeste, o Moinho se tornou finalista e recebeu o prêmio regional de R$ 25 mil, junto a um cartão laqueado, entregue à coordenadora educacional do Moinho, Mônica Macedo, em cerimônia realizada em Goiânia. Na disputa pelo prêmio nacional, neste mês, ficou com a Menção Honrosa em um resultado bastante comemorado pela direção. “Com este selo teremos maior visibilidade, mais parcerias e viabilidade de proporcionar a transformação social dos beneficiários do Moinho”, ressaltou Mônica Macedo.
O Prêmio Itaú-Unicef é pioneiro ao estimular experiências de educação integral no Brasil. Reconhece e incentiva o trabalho de organizações sem fins lucrativos que contribuam, em articulação com políticas públicas de educação e assistência social, para ampliar a aprendizagem de crianças, adolescentes e jovens. Este ano o prêmio teve como foco “Educação Integral: Crer e Fazer”.
Outra conquista contabilizada pelo Moinho neste ano foi a confirmação do instituto no programa Criança Esperança, parceria da Unesco com a Rede Globo, pelo segundo ano consecutivo, ou seja, até o final de 2014. “É um programa que também nos dá visibilidade nacional”, ressaltou Mônica.
Especial Moinho in Concert
O Especial Moinho in Concert foi apresentado na manhã deste sábado em rede regional pela TV Morena. Com o tema “O Segredo da Brincadeira”, a sexta edição do Moinho in Concert foi realizada dia 30 de novembro no palco da Praça Generoso Ponce, em Corumbá, para uma platéia de mais de duas mil pessoas. O Moinho in Concert é uma realização do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano em parceria com a Vale e o Ministério da Cultura, contando com apoio da TV Morena, Fundação de Cultura, Unesco, Ponto de Cultura e Instituto Homem Pantaneiro (IHP).
O programa mostrou detalhes de ensaios na sede do Moinho, no Porto Geral, bastidores e detalhes do palco, com depoimentos de alunos, pais e professores, resultado de uma semana de gravações por uma equipe enviada pela Rede Globo a Corumbá, com reportagens de Taynara Andrade e produção de Jaqueline Bortolotto. “Foi emocionante conviver esses dias com as crianças dentro de um projeto social que está mudando a vida das pessoas”, observou a repórter Taynara Andrade.
Das 360 crianças e adolescentes integrantes do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, que tem a Vale como principal parceira, 36 são das cidades bolivianas da fronteira, 80 de Ladário e o restante de Corumbá, muitas delas moradoras de áreas de vulnerabilidade social. Fundado em 2004, o Moinho tem como proposta reduzir os riscos e promover a inclusão social nessa região.
O tema O Segredo da Brincadeira, com treze coreografias, trouxe de volta ingenuidade da amarelinha, do pula corda, do bambolê, da dança das cadeiras, reabrindo a proposta de tirar a criança do isolamento desencadeado pelos jogos eletrônicos. Com a Orquestra Moinho sob regência de Eduardo Martinelli e direção artística e textos de Sônia Rolon, e patrocínio da Vale, o espetáculo foi gravado integralmente pela TV Morena e, além do especial deste sábado, será reapresentado em compacto dentro do programa “Meu Mato Grosso do Sul” no segundo sábado de janeiro. (Assessoria de Imprensa IHP/Moinho)
Por: Da Redação