Ladário

Ladário tem programação especial para comemorar o Dia Da Consciência Negra

As apresentações musicais, teatrais e de danças ocorreram sábado, 19 de novembro, na praça do Coreto da Avenida 14 de Março

 

Fruto de uma intensa articulação do Movimento Negro Brasileiro, 20 de Novembro é uma referência à reflexão sobre o papel dos negros e negras para construção do país. “Essa data é de extrema importância para nos mostrar o quanto estamos atrasados a respeito da igualdade racial, apesar de todos os avanços ainda há muito que se fazer para que as pessoas se reconheçam como principais atores desse País, independente de qualquer outro fator”, enfatizou o gerente da Promoção Humana e da Igualdade Racial, José Raimundo Barros.

Pensando nisso, a data será celebrada com diversas atividades na cidade durante a semana em Ladário. A Secretaria Especial de Políticas Sociais, através da Casa da Cidadania, em parceria com a Gerência de Promoção Humana e Igualdade Racial e da Secretaria de Educação, realiza ações para celebrar a data e para discutir as violações aos direitos da população negra, o enfrentamento do racismo, mais oportunidades para ascensão socioeconômica dos afro-brasileiros, entre outros temas.

Na quarta-feira, 27 de novembro, acontece o Cinegritude com a exibição do documentário “Raça” (um filme sobre a igualdade), no Antigo Cine Ladário, a partir das 20 horas. A entrada é franca.

A atividade de sexta-feira, 29 de novembro, é voltada para a discussão das origens, consequências, raça e etnia no Brasil. A palestra será ministrada pela professora doutora Carmem Silvia Moretzsahn e terá início às 20 horas, na Câmara Municipal de Ladário. A entrada é franca.

Para encerrar a programação, no dia 30 de novembro, haverá uma série de atividades, começando às 08 horas com recepção das comunidades quilombolas do Estado; às 08h30min Palestra sobre Igualdade Racial; às 10 horas Palestra sobre Igualdade Racial; às 10h30min roda de conversas e destaque da plenária; às 11h30min apresentação cultural, capoeira, dança, canto ladainha e hip hop; às 12h30min almoço. A programação volta a tarde a partir das 14h15min com debates com as comunidades participantes; às 16 horas haverá o fechamento dos destaques julgados importantes pelos participantes e às 17 horas o jantar. Todas essas atividades serão realizadas na Escola Municipal Professor João Baptista. À noite a música e a dança ficarão por conta da Quizomba que será apresentada na avenida 14 de Março no Coreto, a partir das 19 horas.

 

Por: Da Redação